Foto:20minutos.es / EFE

A goleada de 4 x 0 deste segundo sábado (8) de dezembro sobre o Espanyol, que manteve o Barcelona na liderança isolada do campeonato, foi marcante pelo primoroso recital e pelos dois golaços de falta de Messi. O primeiro, considerado top-ten do supercraque, aos 16 minutos, mostrou o desespero do zagueiro costa-riquenho Duarte tentando pará-lo, até cometer a falta, e o do goleiro espanhol Diego Lopez, 37 anos, 1,96m, ex-Sevilha e Real Madrid, emprestado pelo Milan, querendo chegar na bola.

NA BANDEJA – Depois do golaço de falta, Messi continuou com seu precioso recital de dribles e passes, desnorteando os marcadores. Após se livrar do sarrafo do zagueiro Duarte, que não sabia mais como contê-lo, Messi ainda se manteve equilibrado e em condições de dar um passe na bandeja para o francês Dembélé marcar o segundo gol aos 25 minutos. No último lance do primeiro tempo, outro passe antológico para o uruguaio Luis Suarez finalizar entre as pernas do goleiro.

MAIS VONTADE – Errou quem pensou no estádio Cornellà-El Pratt que os 3 x 0 do primeiro tempo estavam de bom tamanho para o líder: o Barcelona queria mais. Nove minutos após a volta do intervalo, eis que o zagueiro Duarte cometeu outra falta, na entrada da área, à feição da canhota de Messi. O goleiro caprichou na barreira. Messi tomou pouca distância. A bola entrou no ângulo esquerdo, apesar da impulsão de Diego Lopez, goleiro de 1,96m. O Barcelona chegou aos 4 x 0 e puxou o freio de mão.

Foto: (MIGUEL MEDINA/AFP/Getty Images)

UM BRASILEIRO – Philippe Coutinho foi o único brasileiro na goleada do líder, mas ele só entrou aos 23 do segundo tempo no lugar de Dembélé. O apoiador Arthur, ex-Grêmio, está em recuperação. Malcom está contundido. Luis Suarez saiu com dores na mão e deve ser poupado do jogo de terça (11), no Camp Nou, com o Tottenham, pela Liga dos Campeões. O Barcelona tem o primeiro lugar do Grupo garantido. O técnico Ernesto Valverde diz que o momento é bom para descansar os titulares.

SEVILHA TROPEÇA – O Sevilha manteve a vice-liderança por ter mais uma vitória (8 a 7), mas ficou igual em pontos (28) ao Atlético de Madrid – 3 x 0 no Alavés -, depois do 1 x 1 fora de casa com o Valencia. O meia-atacante espanhol Pablo Sarabia fez o gol do Sevilha, logo aos nove minutos, e o zagueiro francês Diakhaby, 21 anos, 1,90m, empatou de cabeça nos acréscimos do segundo tempo. Os goleiros Neto, mineiro de Araxá, 29 anos, 1,90m, e Tomas Vaclik, checo, 29 anos, 1,91m, brilharam com boas defesas. Neto jogou de 2011 a 2017 na Itália, pela Fiorentina e pela Juventus. Vaclik era do FC Basel (Suíça).

Foto: (Photo by David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images)

ATLÉTICO 3 x 0 – A oitava vitória do Atlético de Madrid – 3 x 0 sobre o Alavés, quarto colocado – foi comemorada por 55 mil torcedores no belíssimo estádio Wanda Metropolitano. O croata Kalinic fez o gol do primeiro tempo aos 26, e na volta do intervalo, o francês Griezmann ampliou aos 37, comemorando como se fosse budista, e o espanhol Rodri completou aos 43. O árbitro Hernandez y Hernandez, do colegiado de Múrcia, utilizou nove cartões amarelos!

CARNE ASSADA – O Real Madrid terá como visitante neste domingo (9) o que se pode chamar de verdadeira carne assada. O jogo é com o Huesca FC, último colocado – 1 vitória, 4 empates, 9 derrotas, 12 gols a favor, 29 contra -, no pequeníssimo El Alcoraz, estádio que só recebe 5.500 torcedores. Quinto com 23 pontos, o Real Madrid só pode subir uma posição, ultrapassando o Alavés, com 24 pontos. É a primeira vez em sua história de mais de 100 anos que o Huesca FC disputa a primeira divisão.

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem