Ao marcar o segundo gol dos 2 x 0 da noite de ontem (16) sobre o lanterna Leganés, na volta ao Camp Nou, Messi bateu outro recorde, agora com 12 temporadas consecutivas marcando pelo menos 21 gols. E mais: com 14 preciosas assistências, ele terminou a rodada 29, em que o Barcelona manteve a liderança isolada, somando 35 participações em gols, outro recorde nos cinco principais campeonatos europeus – Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França – na temporada 2019-2020.

OUTRO RECORDE – Com o gol da noite de ontem (16), Messi está se aproximando de outro recorde, termo que o acompanha ao longo de tantos anos. Com 31 gols, o craque argentino do Barcelona dificilmente deixará de ampliar a vantagem e se tornar o artilheiro de La Liga, como o campeonato é tratado na Espanha. O gol 31 de Messi, aos 24 do segundo tempo, foi deslocando o goleiro na cobrança do pênalti que sofreu ao ser derrubado por Ruben Perez, espanhol de 31 anos, meia do Leganés.

A REVELAÇÃO – O Barcelona já havia saído para o intervalo com o gol do africano Ansu Fati, que ainda vai fazer 18 anos em 31 de outubro. Os torcedores do Barcelona foram ao delírio nas redes sociais com o desempenho do jovem nascido na Guiné Bissau, que fez o gol aos 42 minutos, completando a triangulação com Messi e o lateral Firpo, que lhe deu o passe. O resultado de 2 x 0 não refletiu a superioridade do Barcelona, que exerceu domínio em mais de 80% do jogo.

OS LÍDERES – O meia goiano Arthur, ex-Grêmio, foi substituído aos 28 do segundo tempo pelo jovem espanhol Riqui Puig, de 20 anos, e o técnico Enrique Setien usou as cinco substituições: Ter Stegen, Sergi Roberto (Semedo), Piqué (Umtiti), Lenglet e Firpo; Busquets (Vidal), Rakitic e Arthur (Riqui Puig); Messi, Griezmann e Ansu Fati (Luis Suarez, que entrou no segundo tempo, readaptando-se após cirurgia em março no tornozelo).

PRESSÃO – O Barcelona soma 64 pontos, com 20 vitórias, e o vice-líder Real Madrid, com 59, vai entrar pressionado como visitante no jogo de amanhã (18) com o Valencia, no estádio Mestala. O Valencia é oitavo com 43 pontos e tem saldo negativo de 1 gol. 

Foto: AFP