QUANDO Vanderlei Luxemburgo e Fernando Diniz se cumprimentarem amanhã (28), antes de Corinthians x Fluminense, estará marcado o reencontro do mestre e do aluno, 27 anos depois de Luxemburgo, aos 44, técnico do Palmeiras, dirigir o então meia Fernando Diniz, aos 22 anos, na campanha vitoriosa do 21º título, em 1996. O Palmeiras somou 83 pontos, mais 28 que o vice São Paulo (55), teve ataque arrasador de 102 gols e boa defesa, que sofreu 19 gols, em 30 jogos.
ANTES DE ASSUMIR o Corinthians, Luxemburgo, sem clube, participou de vários programas e fez críticas a Fernando Diniz, que por sua vez, critica time que dá chutão: “Ele às vezes perde jogos porque cisma que o time dele tem que sair jogando, onde não tem espaço para sair jogando. Tem hora que a porra do chutão faz parte do jogo de futebol”. Luxemburgo minimizou, ao dizer que “o Diniz tem capacidade para ser bom técnico, mas precisa eliminar certos conceitos”.
AMANHÃ, no último domingo (28) de maio, o reencontro em situações opostas: Fernando Diniz, aos 49 anos, com o time completo, é 3º com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, saldo de 6 gols (12 a 6). Luxemburgo, aos 71 anos, ainda não venceu: 3 empates, 4 derrotas, 18º ou antepenúltimo. Pior: o prazo de 10 jogos para melhorar o time está se esgotando, e se não ganhar do Fluminense, não haverá surpresa em que seja demitido pela pressão dos torcedores.
O FLUMINENSE sai da Bolívia, onde correu o risco calculado de perder a invencibilidade na Libertadores, ao escalar time reserva, direto a São Paulo, onde terá todos os titulares, com exceção de Marcelo, sendo preparado para voltar no Fla-Flu de 5ª feira (1), em que não terá Felipe Melo, suspenso. Manoel jogou na Bolívia e pode ser mantido, ou entrar durante o jogo com o Corinthians, para não perder o ritmo, já que será titular na decisão da vaga na Copa do Brasil.
O CORINTHIANS terá a volta do goleiro Cassio e do lateral Fagner, mas o meia Renato Augusto será reavaliado hoje (27), após sofrer lesão no joelho em abril. O mais certo é que reapareça 4ª feira (31), no jogo decisivo da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil com o Atlético. O Corinthians precisa vencer por três gols, ou por dois, para decidir nos pênaltis, depois de perder o jogo de ida por 2 x 0 no Mineirão.
ALEXANDRE PATO ESTÁ DE VOLTA
APÓS DOIS ANOS no Orlando City, da Liga dos Estados Unidos, o meia Alexandre Pato, de 33 anos, está de volta ao São Paulo pela terceira vez. Ele assinou contrato de produtividade, ganhando R$30 mil e metas estipuladas, que podem aumentar o salário ao limite máximo de R$200 mil. O técnico Dorival Junior tenta hoje (27) a quarta vitória consecutiva do São Paulo no Morumbi, em jogo da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro com o Goiás.
Foto: Divulgação