O Milan perdeu os 100% de aproveitamento, depois de quatro vitórias, mas manteve a liderança invicta ao empatar (3 x 3) com a Roma, no melhor show da temporada  2020-2021, na noite desta segunda (26), em que completaram a quinta rodada do excelente Campeonato Italiano. O sueco Ibrahimovic, artilheiro do campeonato com sete gols em cinco jogos, foi o destaque. O goleiro Donnarumma e o meia Jens Hauge, do Milan, testaram positivo para Covid-19 e foram cortados pouco antes do jogo.

EM 12 MINUTOS – Milan e Roma fizeram o melhor jogo do campeonato, que o Milan lidera com 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate, saldo de 8 gols (12 a 4) -, e a Roma está em nono com 8 pontos – 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota -, e marcaram dois gols em 12 minutos. O sueco Ibrahimovic fez o primeiro, logo aos dois minutos, com um passe divino do meia português Rafael Leão, e o bósnio Edin Dzeko empatou para a Roma, aos 14, com uma cabeçada fulminante.

EM 37 MINUTOS – O ritmo intenso continuou após o intervalo e o jogo teve mais quatro gols em 37 minutos. O Milan fez 2 x 1, com outro passe primoroso de Rafael Leão para o meia belga Alexis Saelemaekers marcar aos 2 minutos. A Roma voltou a empatar aos 25, com o meia francês Jordan Veretout, de pênalti, do argelino Ismael Bennacer no espanhol Pedro. O Milan fez 3 x 2 aos 35, com Ibrahimovic convertendo pênalti de Mancini no turco Çalhanoglu, e a Roma estabeleceu o empate final aos 39, com o gol do zagueiro Marash Kumbulla, de 20 anos, filho de albaneses, emprestado pelo Verona.

BOM ESTREANTE – Sem Donnarumma, que testou positivo para Covid-19, o Milan promoveu a estreia do goleiro Ciprian Tatarusanu, romeno de 34 anos, 1,98m, que começou na Juventus e saiu da Fiorentina para os franceses Nantes e Lyon, antes de chegar ao Milan em 2020. Sem culpa nos gols, ele foi uma das boas figuras do jogo, assim como Antonio Mirante, de 37 anos, 1,93m, de Castellammare di Stabia, província de Napoli, excelente goleiro da Roma, ambos com atuação destacada.

OS TREINADORES – Adeptos do futebol ofensivo, embora tenham jogado como zagueiros, Stefano Pioli, de 55 anos, natural de Parma, vem sendo muito elogiado pelo início da campanha do Milan, que tenta o décimo nono título, depois de ter sido campeão pela última vez em 2010-2011, e o português Paulo Fonseca, de 47 anos, também tem o trabalho reconhecido em sua segunda temporada na Roma, após ganhar o tricampeonato e a Copa da Ucrânia com o Shahktar, em 2016-17-18.

29 FALTAS – Milan 3 x 3 Roma, no histórico e belo estádio de San Siro, teve arbitragem de Piero Giacomelli, de 42 anos, natural de Trieste, linda cidade portuária da região Nordeste, a 425 km de Milão. Perto de ser promovido ao quadro da FIFA, ele foi bem, marcou 29 faltas (14 do Milan) e aplicou cinco cartões amarelos: Kessié, Rafael Leão e Ibrahimovic, do Milane Cristante e PedroO Milan acertou mais 69 passes que a Roma (436 a 367).

Foto: Blog Betmotion!