Vice-campeão da temporada 2020-2021 e terceiro maior campeão italiano com 18 títulos, o Milan estreou com vitória  sobre a Sampdoria, no único 1 x 0 da rodada de abertura do campeonato 2021-2022, na noite de ontem (23), no estádio Luigi Ferraris, em Gênova, cidade portuária da região Noroeste. O gol foi do meia espanhol Brahim Diaz, de 22 anos, aos 9 do primeiro tempo, com passe do lateral-direito Davide Calabria, de 24 anos, campeão da Supercopa Italiana 2016.

BEM MELHOR – O placar não refletiu a superioridade do Milan, que dominou a maior parte do jogo, sem que seu goleiro Mike Maignan, francês de 26 anos, 1,91m, substituto de Gianluigi Donnarumma, campeão da Eurocopa, que foi para o PSG, fosse exigido. Brahim Diaz, autor do gol, é do Real Madrid, que renovou o empréstimo por mais duas temporadas. O agente dele é Pere Guardiola, irmão do técnico Josep Guardiola, que o dirigiu no título inglês de 2017-2018 do City.

ESTREANTES – Mike Maignan, Davide Calabria (Romagnoli), Kjaer, Tomori e Theo Hernandez; Rade Krunic, Sandro Tonali, Saelemaekers (Florenzi) e Brahim Diaz (Bennacer); Rafael Leão (Ante Rebic) e Giroud – o Milan do técnico Stefano Pioli, que na segunda rodada jogará domingo (29), em San Siro, com o Cagliari, que também só estreou ontem (23), empatando (2 x 2), em casa, com o Spezia Calcio, estreante na Série A. No idioma italiano, Calcio significa Futebol.

ARTILHEIROS – Disputado por 20 equipes, o Campeonato Italiano começou com 36 gols em 10 jogos, sem 0 x 0, só 2 empates em 2 x 2, com 4 vitórias de mandantes, 4 de visitantes, e só uma de virada: Empoli 1 x 3 Lazio. A vitória mais expressiva (4 x 0 no Genoa) foi da campeã Inter, depois do recorde de 9 títulos consecutivos da Juventus. Entre os quatro que fizeram 2 gols, o mineiro João Pedro, de 29 anos, do Cagliari, dividindo a artilharia do campeonato com Mattia Zaccagni (Verona), Silvestri (Bologna) e o meia francês Veretout, da Roma, na boa estreia do técnico José Mourinho.

MALDIÇÃO – Estreante no futebol italiano, o meia francês Olivier Giroud, de 34 anos, campeão no Montpelier, nos londrinos Arsenal e Chelsea, e da seleção campeã do mundo em 2018, teve atuação discreta. Contaram-lhe que nenhum  conseguiu se firmar com a camisa 9 do Milan, desde que Fillippo Inzaghi parou de jogar em 2012, duas vezes campeão italiano, duas Champions, um Mundial de clubes, maior artilheiro das competições europeias com 43 gols e o recorde de 10 hat-tricks.

EXEMPLOS – Revelado em 2003, Alessandro Matri só fez 1 gol em 18 jogos e foi emprestado a clubes pequenos. Em 2007, Alexandre Pato, que jogava com a 7 e passou a usar a 9, só fez 2 gols em 7 jogos e voltou para o Corinthians. Em 2021, Mario Mandzukic, campeão e artilheiro no Bayern Munique e na Juventus, não fez sequer 1 gol pelo Milan em 19 jogos. 2014-16, o espanhol Fernando Torres, artilheiro no Atlético de Madrid, Liverpool e Chelsea, só fez 1 gol em 10 jogos pelo Milan. 

BRASILEIRO – Em julho de 2015, o Milan pagou 8 milhões de euros ao Shakhtar, da Ucrânia, por Luiz Adriano, e em janeiro de 2017 aceitou 1 milhão de euros do Spartak Moscou porque o atacante só 6 gols em 29 jogos. Em 2018, o Milan pagou à Juventus 18 milhões de euros, só pelo empréstimo do argentino Gonzalo Higuain, que só fez 8 gols em 22 jogos. Depois de estrear sem gol, o artilheiro francês Olivier Giroud diz que vai quebrar a maldição da camisa 9.

27 GOLS EM PORTUGAL – A terceira rodada do Campeonato Português, concluída na noite de ontem (23), registrou 27 gols, superando a primeira com 21 e a segunda com 22. O atacante Gustavo Sauer, de 28 anos, catarinense de Joinvile, marcou o segundo gol dos 2 x 0 do Boavista no Santa Clara, no estádio do Bessa. Jesualdo Ferreira, de 75 anos, do Boavista, demitido do Santos em 2020, após 15 jogos, é o técnico mais velho do campeonato português 2020-2021. 

ESTORIL É DESTAQUE – Dirigido pelo lisboeta Bruno Baltazar, de 44 anos, ex-zagiueiro, o Estoril é terceiro com 7 pontos, a 2 do líder Sporting e do vice-líder Benfica, depois de duas vitórias fora de casa – 2 x 0 no Arouca e 3 x 1, ontem (23), no Paços de Ferreira – e do único 0 x 0, em casa, com o Vitória de Guimarães. A vitória sobre o Paços de Ferreira foi de virada, no estádio da Capital do Móvel. O ponta chileno Juan Delgado fez 1 x 0, o Estoril empatou com o meia Bruno Lourenço, e na volta do intervalo, outros dois lisboetas, o meia André Franco e o lateral Joãozinho fizeram 3 x 1.

POUCOS GOLS NA ESPANHA – Concluída na noite de ontem (23), a segunda rodada do Campeonato Espanhol registrou 16 gols, menos 6 que a primeira, com o quinto 0 x 0 entre Osasuna e Celta. No outro jogo, o Sevilha assumiu a liderança pelo saldo de gols, ao vencer o Getafe por 1 x 0, gol do ponta argentino Erik Lamela, no Coliseum Alfonso Perez. Sevilha e o atual campeão Atlético de Madrid têm 6 pontos, mas o Sevilha, único sem sofrer gol, lidera pelo saldo (4 a 2).

VINÍCIUS JUNIOR ARTILHEIRO – Dos cinco gols do Real Madrid em duas rodadas, Vinícius Junior marcou 3, livrando o time da derrota nos 3 x 3 com o Levante. Ele divide a artilharia do campeonato com os argentinos Angel Correa, do Atlético de Madrid, e Erik Lamela, do Sevilha, únicos time com 100% de aproveitamento. Em 20 jogos das duas primeiras rodadas, 11 empates, 5 sem gol. O técnico italiano Carlo Ancelotti tem elogiado as atuações de Vinícius Junior.

MEDALHISTA DE OURO dos Jogos Tóquio 2020, o paraibano Mateus Cunha, de 22 anos, pode se transferir do Hertha Berlim, último dos 18 do atual Campeonato Alemão – 2 jogos, 2 derrotas -, para o Atlético de Madrid, pelo equivalente a R$120 milhões, mais 30 milhões do que o clube pagou por ele ao Sion, da Suíça. O técnico argentino Diego Simeone, do Atlético de Madrid, considerou o desempenho de Mateus Cunha superior ao de Richarlison, artilheiro com cinco gols.

BENFICA PELO EMPATE – O recordista português de títulos terá a vantagem do empate no jogo desta terça (24) com o PSV, em Eindhoven, no Sul da Holanda, após a vitória da semana passada, em Lisboa, por 2 x 1. O PSV precisa vencer por dois gols de diferença para conseguir a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. Um ano depois de pagar 15 milhões de euros pelo alemão Luca Waldschmidt, a pedido do técnico Jorge Jesus, o Benfica acertou a venda do atacante por 12 milhões para o Wolfsburg, líder do atual campeonato.

54 GOLS EM 18 JOGOS – A segunda rodada do Campeonato Alemão foi concluída ontem (23) com 2 x 2 entre o Hoffenheim e o Union Berlim. Apesar de seis 0 x 0 em duas rodadas, 54 gols em 18 jogos do campeonato de 18 equipes, sendo a do Bayern Munique favorita a ampliar o recorde, com o décimo título consecutivo. Por coincidência, em cada uma das duas rodadas foram marcados 27 gols, 6 do vice-líder Hoffenheim e do sétimo Borussia Dortmund, ataques mais positivos.

DECISÃO DURA – A Comissão Disciplinar da Liga Francesa de Futebol convocou para amanhã (25) a reunião com os dirigentes do Nice e do Olympique Marselha, antecipando que adotará punições graves, após a suspensão do jogo de domingo (22), que o Nice vencia por 1 x 0, devido às garrafas jogadas nos jogadores do Olympique e a invasão de campo. Com a chegada de Messi ao PSG, o campeonato ficou muito mais valorizado e a Liga Francesa quer ampliar os planos comerciais, mas reconhece que as cenas lamentáveis podem atrapalhar os planos.

Foto: 90 min