Escolha uma Página

JOSÉ MOURINHO, de 59 anos, técnico português mais bem-sucedido no futebol mundial, decidirá o título inédito da primeira Liga Conferência, dirigindo a Roma na final do próximo dia 25 com o Feyenoord, da Holanda, na Arena Kombetare, em Tirana, capital da Albânia, pequeno país montanhoso do Balcãs, no Sudeste europeu. É a terceira competição de clubes, depois da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

MOURINHO NÃO CONTEVE AS LÁGRIMAS, após a vitória da Roma, no jogo de volta das semifinais sobre o Leicester por 1 x 0, gol do atacante inglês Tammy Abraham, na noite desta 5ª feira (5), no Estádio Olímpico de Roma, depois de 1 x 1 no primeiro jogo na Inglaterra. Mourinho tenta o 5º título em finais europeias, campeão da Copa Uefa 2003 e da Liga dos Campeões 2004 com o FC Porto, e 2010 com a Inter de Milão, e da Liga Europa 2017 com o Manchester United.

A ROMA SÓ FOI CAMPEÃ ITALIANA três vezes, em 1941-42; em 1982-83, com Paulo Roberto Falcão e Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid, no meio-campo, e em 2001-02, mas faz 31 anos que não disputa uma final internacional. A última foi a da Copa Uefa, em maio de 1991, que perdeu para a Inter de Milão por 2 x 1. Mourinho voltou à Itália na atual temporada e a Roma está em 5º lugar no campeonato.

O FEYENOORD, de Roterdam, bela cidade portuária da Holanda, tem 15 títulos nacionais e ganhou a Liga dos Campeões 1969-70. O técnico é o holandês Arne Slot, de 43 anos, que tem como assistente o ex-meia canhoto Robin van Persie, que iniciou e encerrou a carreira no clube, mas também se tornou ídolo em oito temporadas no londrino Arsenal, e hoje, aos 38 anos, é treinador da equipe sub-16.

O FEYENOORD eliminou na outra semifinal o Olympique de Marselha, do técnico argentino Jorge Sampaoli, de 62 anos, com passagens recentes pelo Santos e Atlético Mineiro. No jogo da noite desta 5ª feira (5), no estádio Velodrome, no Sul da França, o Marselha pressionou muito, mas o Feyenoord manteve o 0 x 0 que o levou à final, ao vencer o jogo de ida em Roterdam por 3 x 2.

A UNIÃO EUROPEIA DE FUTEBOL (Uefa) criou a Liga Conferência como terceira competição mais importante de clubes, depois da Liga dos Campeões e da Liga Europa, para que as equipes de porte médio tivessem a chance de decidir um título, de vez que não conseguiam passar nas eliminatórias das duas outras. O campeão tem vaga direta na Liga Europa. O nome anterior era Copa Intertoto.

Foto: Sic Notícias e Foto: Tullio Puglia – UEFA/UEFA via Getty Images