O técnico português José Mourinho, do Tottenham, foi o primeiro de 2020 advertido com cartão amarelo, na derrota desta quarta (1) para o Southampton (1 x 0), no St.Mary’s Stadium, na costa sul da Inglaterra, pela vigésima primeira rodada da Premier League. Ele estava espionando anotações no banco de reservas do adversário, oito minutos após o gol, quando viu o árbitro Michael Dean tirar o cartão do bolso e adverti-lo.

RECONHECEU – As anotações estavam sendo feitas pelo treinador de goleiros Andrew Spakes, ao lado do técnico Ralph Hasenhuttl, de 52 anos, primeiro austríaco a dirigir um time no Campeonato Inglês, desde 5 de dezembro de 2018. Após o cartão amarelo, Mourinho reconheceu: “Mereci. Fui rude, reconheço. Mas fui rude com um idiota”.

OLHO DO VAR – Na Premier League, o árbitro de video olha em todas as direções. Michael Leslie Dean, de 51 anos, árbitro desde 2000, foi advertido pelo VAR quanto à “espionagem” de Mourinho, aproximou-se e tirou do bolso o cartão amarelo para mostrar ao técnico, aos 25 do segundo tempo. Mourinho não esboçou reação.

HISTÓRICO – Esta é a quarta passagem de Mourinho pelo futebol inglês e ele completou 476 jogos ao receber o primeiro cartão amarelo. No Chelsea, onde ganhou três campeonatos e três Copas da Liga, trabalhou de 2004 a 2007 e de 2013 a 2015 em 31 jogos. No Manchester United, de 2016 a 2018, em 144 jogos, e no Tottenham, desde 20/11/2019, 11 jogos neste primeiro dia de 2020.

56 ANOS – Português de Setúbal, bela cidade da região metropolitana de Lisboa, Mourinho completará 56 anos no próximo dia 26. Foi na Inglaterra, ao ganhar o primeiro dos três títulos de campeão da Liga com o Chelsea, que ganhou o apelido de Special One. Sempre interessado em evoluir, foi o primeiro treinador português a aprender bem o idioma inglês.

SÉTIMA VITÓRIA – O gol do atacante inglês Danny Ings, de 27 anos, ex-Liverpool, deu a sétima vitória ao Southampton, que se afastou dos últimos e subiu ao décimo primeiro lugar com 25 pontos, menos cinco que o Tottenham, de Mourinho, que sofreu a sétima derrota e ainda ficou sem o artilheiro Harry Kane, que saiu contundido na coxa aos 27.

BOM LEMBRAR – Southampton, o maior porto da costa sul inglesa, foi de onde partiu oTitaniccom 1.500 passageiros, na viagem inaugural com destino a Nova York, em 14 de abril de 1912. Quatro dias depois, todos morreram após a colisão com o iceberg. 85 anos depois, o filme Titanic, lançado em 1997, tornou-se dos maiores sucessos de bilheteria do mundo.