Foto: site goal.com / Sky
Fugindo de sua postura séria habitual, o técnico português José Mourinho zoou muito a torcida da Juventus, hexacampeão italiano, que levou a virada (2 x 1) do Manchester United, nos três minutos finais desta noite, na Arena Juventus, em Turim, embolando o Grupo H da Liga dos Campeões. Os italianos estavam comemorando a vitória quando os ingleses reagiram e empataram, levando o técnico a colocar a mão no ouvido como que perguntando por que pararam com a festa.
Irritado, o zagueiro Bonucci, que fez o gol contra da virada inglesa, interpelou Mourinho, que adiantou os passos e saiu rápido para o vestiário. A Juventus dominou a maior parte do jogo e mandou duas bolas na trave, em chutes dos meias Khedira e Dybala, que poderiam ter dado a vantagem antes do intervalo.
CRISTIANO RONALDO – Finalmente, o atacante marcou o primeiro gol na Liga dos Campeões 2018-2019, finalizando de primeira, de pé direito e como sempre em grande estilo, aos 19 do segundo, após lançamento longo do zagueiro Bonucci. Cristiano Ronaldo tornou-se o terceiro português a fazer gol por três times diferentes na Champions – Manchester United, Real Madrid e Juventus -, depois de Luis Figo, que marcou pelo Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, e de João Moutinho pelo Sporting, Porto e Mônaco.
GOLAÇO DE FALTA – O jogo estava dominado pela Juventus e parecia definido. Mas, o Manchester United cresceu muito com a entrada do meia belga Marouane Fellaini no lugar do atacante chileno Alexis Sanchez. Aos 41, o meia espanhol Juan Mata empatou com um golaço de falta, em cobrança primorosa no canto. E aos 44, após cruzamento do inglês Ashley Young, o zagueiro Bonucci se atrapalhou com o lateral Alex Sandro – único brasileiro no jogo – e fez gol contra.
19 ANOS DEPOIS – O Manchester United não marcava dois gols nos minutos finais, desde a decisão da Liga dos Campeões de 1999, em 26 de maio, diante de 90.245 torcedores, no Camp Nou, em Barcelona, quando virou (2 x 1) sobre o Bayern de Munique. Foi um jogo muito tenso, que obrigou o árbitro italiano Pierluigi Collina, que apitou a final da Copa de 2002 Brasil 2 x 0 Alemanha -, a usar de energia para manter a disciplina.
PRIMEIRA VITÓRIA – No outro jogo da noite do Grupo H, o Valencia conseguiu a primeira vitória em quatro rodadas da Champions, impondo-se ao Young Boys, da Suíça, último colocado, por 3 x 1. Brilharam dois jovens meias formados na base do clube – Santi Mina, 22 anos, que marcou dois gols, e Carlos Soler, 22 anos -, muito aplaudidos. Foi também a primeira vitória da temporada 2018-19 no estádio Mestalla, reacendendo a esperança de classificação do Valencia.
JUVENTUS lidera o Grupo H com 9 pontos e o Manchester United é segundo com 7. Com a primeira vitória, o Valencia soma 5 e ainda pode ter chance de conseguir a segunda vaga. Sem surpresa, o frágil suíço Young Boys, só com 1 ponto em quatro jogos, está eliminado. Na fase de grupos, só os dois primeiros avançam às oitavas de final. O terceiro disputa a Liga Europa na temporada seguinte.