A SELEÇÃO BRASILEIRA terá a estreia do lateral-esquerdo Carlos Augusto, paulista de 24 anos, revelado no Corinthians, no quarto jogo do técnico Fernando Diniz, que barrou Arana, do Atlético Mineiro, e manteve Yan Couto, de 21 anos, lateral-direito do Girona, emprestado pelo Manchester City, no lugar de Danilo, que se contundiu. Outro barrado é Richarlison, após cinco jogos sem fazer gol, entrando Gabriel Jesus no jogo desta 3ª (17), em Montevidéu, com o Uruguai.

A SELEÇÃO BRASILEIRA iniciará com Ederson, Yan Couto, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Alberto; Casemiro (c), Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Gabriel Jesus e Vinicius Junior. Em três jogos com o técnico Fernando Diniz, a seleção sofreu mais gols (3) do que em 14 jogos com o técnico Tite nas eliminatórias, em que só foi vazada duas vezes. O Brasil é vice-líder com 7 pontos; o Uruguai, do técnico argentino Marcelo Bielsa, 4º colocado com 4 pontos.

A ÚLTIMA VEZ que o Uruguai venceu o Brasil nas eliminatórias, em Montevidéu, foi no domingo, 1 de julho de 2001, por 1 x 0, gol de Magallanes, convertendo pênalti de Cafu em Recoba, aos 34 do 2º tempo. Foi o jogo de estreia do técnico Luis Felipe Scolari, que no ano seguinte (2002) ganharia a última das cinco Copas do Mundo para o Brasil. Uruguai x Brasil desta 3ª (17), no Estádio Centenário, será apitado por Alexis Herrera, venezuelano de 33 anos.

URUGUAI E BRASIL já se enfrentaram em 78 jogos, com 38 vitórias do Brasil, 20 do Uruguai e 20 empates. No jogo mais recente, o Brasil venceu por 4 x 1, gols de Raphinha (2), Gabriel e Neymar, e Luis Suarez, na 5ª feira, 14 de outubro de 2021, na Arena da Amazônia, em Manaus, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A vitória mais ampla do Brasil como visitante foi por 4 x 0, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

MESSI PODE INICIAR NA RESERVA

A TENDÊNCIA DO TÉCNICO Lionel Scaloni é a de só escalar Messi no transcurso do último jogo da noite desta 3ª feira (17) da 4ª rodada das eliminatórias com o Peru, no Estádio Nacional de Lima, tal como na vitória da última 6ª (12), em que só entrou aos sete minutos do 2º tempo no 1 x 0 sobre o Paraguai. Messi ainda se ressente um pouco de dores no joelho e o treinador não vê motivo para expor jogador tão importante.

ÚNICA COM 100% DE APROVEITAMENTO, a Argentina lidera o grupo sul-americano das eliminatórias com 9 pontos e é também a única das dez seleções que ainda não sofreu gol: 1 x 0 no Equador; 3 x 0 na Bolívia e 1 x 0 no Paraguai. A seleção iniciará com Emiliano Martinez, Molina, Romero, Otamendi (c) e Tagliafico; De Paul, Mac Allister, Gonzalez e Enzo Fernandez; Julian Alvarez (Messi) e Lautaro Martinez. Técnico – Lionel Scaloni.

SERÁ O 54º CONFRONTO de peruanos e argentinos, que lideram amplamente a estatistica com 34 vitórias, 14 empates e só 5 derrotas, a última, há 26 anos, na Copa America de 1997 na Bolívia por 2 x 1.

Foto: Gazeta Esportiva