NO TERCEIRO JOGO sem o calor da torcida, o Vasco terá mudanças ao receber o Cruzeiro na tarde deste sábado ( 8 ), em São Januário, na abertura da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, com duas coisas em comum: voltaram juntos da Série B de 2022, que o Cruzeiro ganhou com 78 pontos e o Vasco foi 4º com 62, e ambos aderiram à SAF. O Cruzeiro está um pouco melhor no retorno, 12º com 18 pontos, e o Vasco, 18º com 9, ainda não conseguiu se ajustar.
O VASCO VOLTOU a vencer sem público no 1 x 0 no Cuiabá, não teve torcida na derrota para o Botafogo, e faz o terceiro jogo sem público, nas possíveis estreias do zagueiro paulista Maicon, de 34 anos, 1,91m, que se formou na base do Cruzeiro e teve boa passagem no FC Porto, e no transcurso do jogo, do atacante mineiro Serginho, de 28 anos, que jogou em equipes europeias pouco expressivas, tipo a do Giresunspor, 16º do campeonato turco de 2022-23.
SERÁ O TERCEIRO JOGO do interino William Batista, técnico do Sub-20, enquanto o Vasco ainda escolhe o substituto de Barbieri. Sem Lucas Pitton, suspenso, ele deve deslocar o capitão Leo, por ser canhoto, para a lateral, e promover a estreia de Maicon, compondo a zaga com o argentino Manuel Capasso. Gabriel Pec cumpriu suspensão e retorna, mas Pedro Raul, que continua sem render, pode voltar à reserva, entrando Rayan.
A ESCALAÇÃO DO VASCO não foi antecipada, mas não deve ser diferente de Leo Jardim, Puma, Maicon, Capasso e Leo (c); Zé Gabriel, Marlon Gomes e Alex Teixeira; Gabriel Pec, Pedro Raul (Rayan) e Figueiredo. O Vasco só venceu o Cuiabá (1 x 0) como mandante, empatou com o Palmeiras (2 x 2, depois de abrir 2 x 0 no Maracanã), e não fez gol em 3 das 4 derrotas: 0 x 1, Bahia, Santos e Goiás, em São Januário, e 1 x 4 Flamengo, no Maracanã.
O VASCO PRECISA VENCER e esperar que o visitante Goiás, 17º com 11 pontos, não vença o Santos na Vila Belmiro, sem público, e que o visitante Corinthians, 16º com 12 pontos, perca para o Atlético Mineiro. Ainda assim, o Vasco teria que superar o saldo do Corinthians, que tem menos saldo negativo de gols (-6) que o do Vasco (-11). A defesa do Vasco é a terceira mais vazada (22), igual à do Goiás. A do América, mais vazada, sofreu 29, e a do lanterna Coritiba, 27.
O CRUZEIRO, DO TÉCNICO português Pepa, não terá o lateral Marlon e o zagueiro Lucas Oliveira, suspensos, e os meias Wallison e Daniel Jr, lesionados. Será o sétimo jogo do Cruzeiro como visitante, com duas vitórias sem sofrer gol (3 x 0 no Bragantino, 4 x 0 no América); três empates com Internacional (0 x 0), Flamengo (1 x 1), Bahia (2 x 2), e a única derrota, na estreia, para o Corinthians (2 x 1). Se vencer, o Cruzeiro pode subir até quatro posições.
Daniel RAMALHO/VASCO
O VASCO INFORMA que fez apenas uma sondagem sobre o atacante argentino Lucas Pratto, de 35 anos, que rescindiu o contrato com o Velez Sarsfield e poderia ser contratado sem custo. O Vasco seria o terceiro clube brasileiro dele, que fez 42 gols em 107 jogos no Atlético Mineiro (2015-2017), e 14 gols em 48 jogos no São Paulo, no segundo semestre de 2017.
Vasco x Cruzeiro será apitado por Savio Sampaio, único árbitro Fifa do Distrito Federal.