No ano de seus 136 anos de fundação – 6/12/1883 -, a International Football Association Board, que regulamenta as regras do esporte mais popular do mundo, decidiu na primeira reunião de 2019, que a partir do próximo 1 de julho, algumas mudanças entrarão em vigor.
1 – Após a cobrança do tiro de meta, a bola já não precisa sair da grande área para ser tocada por outro jogador, adversário ou do mesmo time.
2 – O jogador será advertido com cartão amarelo por comemorar um gol ilegal, mesmo que o lance seja anulado pelo árbitro de video.
3 – O árbitro não deverá considerar como mão na bola quando um jogador estiver caindo e a bola bater em seu braço ou mão, que estiver apoiando a queda.
4 – Mesmo que acidental, o árbitro terá que considerar mão na bola, caso toque em outro jogador e vá para dentro do gol.
5 – O jogador substituído terá que ser bem rápido na saída do campo, pela linha lateral em que estiver mais próximo. A demora na saída será punida com cartão amarelo ou até vermelho, dependendo das circunstâncias do jogo.
6 – O técnico será advertido com cartão amarelo e até passível de expulsão, caso o assistente que estiver no banco de reservas não seja identificado pelo árbitro.
7 – O jogador que sofrer pênalti, mesmo que tenha atingido no lance e precise de atendimento, pode continuar em campo para a entrada do médico, até que se restabeleça para efetuar a cobrança.
8 – Os jogadores do time favorecido na cobrança de falta, não poderão ficar próximos da barreira. Se ficarem, seu time não cobra a falta e ainda é punido com tiro livre indireto.
9 – A paralisação, para reidratação dos jogadores, não poderá ser além de um minuto.