SEGUNDO MAIOR CAMPEÃO COM SETE TÍTULOS, depois do Real Madrid com 13, o Milan ficou em último no Grupo B da fase de grupos da Liga dos Campeões, ao perder do Liverpool por 2 x 1, de virada, no estádio de San Siro, nesta 3ª feira (7), dia de Santo Ambrósio, padroeiro de Milão, importante centro financeiro da Europa e uma das capitais mundiais da moda. O Milan ficou fora até mesmo da Liga Europa, perdendo a vaga para o Porto, 3º do Grupo B.

SEM FORÇA – Em nível de times, ficou clara a diferença entre ingleses e italianos. O Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, vice-líder da Premier League, só teve dois titulares – o goleiro brasileiro Alisson e o atacante egípcio Salah -, e o Milan, do técnico italiano Stefano Pioli, líder do Campeonato Italiano, com a equipe completa. O Liverpool dominou praticamente o jogo todo e teve reação imediata ao sofrer o gol do Milan.

20 GOLS – O gol do Milan foi do zagueiro canadense Fikayo Tomori, de 23 anos, aproveitando a rebatida da defesa em escanteio, aos 29 minutos. Sete minutos depois, em grande arrancada, Salah empatou, e com seu 7º gol na Champions, tornou-se o primeiro a marcar mais de 20 gols em cinco temporadas consecutivas pelo Liverpool. O gol da virada, aos 10 do 2º tempo, foi do atacante belga Divock Origi.

100% – O Liverpool concluiu a fase de grupos com 100% de aproveitamento – 18 pontos, 6 jogos, 6 vitórias, saldo de 11 gols (17 a 6) – e vai entrar como um dos favoritos no mata-mata das oitavas de final, a partir de 15 de fevereiro. O sorteio dos jogos será na próxima 2ª (13), na sede da União Europeia de Futebol, na cidade suíça de Nyon. 

O 2º LUGAR DO GRUPO B ficou com o Atlético de Madrid, que venceu o Porto por 3 x 1, no estádio do Dragão. O Porto só conseguiu marcar com Sergio Oliveira, de pênalti, quase no final, depois que Griezmann, Correa e De Paul fizeram os gols do campeão espanhol, dirigido pelo argentino Diego Simeone. O Porto teve dois expulsos: o goleiro reserva argentino Marchesin e o lateral brasileiro Wendel. O meia belga Carrasco, do Atlético de Madrid, também foi expulso.

O SPORTING, CAMPEÃO PORTUGUÊS, voltou a perder para o Ajax, campeão da Holanda, desta vez por 4 x 2, na Arena Cruyff, em Amsterdam. No jogo de ida, em Lisboa, o Ajax havia goleado por 5 x 1 e assim o placar agregado ficou em 9 x 3. O atacante Haller isolou-se na artilharia com 10 gols, ao abrir o placar em cobrança de pênalti. O Sporting chegou a empatar com Nuno Santos, mas o ponta brasileiro Antony, ex-São Paulo, fez 2 x 1 Ajax ainda no 1º tempo.

ENQUANTO O AJAX manteve a equipe titular, o técnico Ruben Amorim decidiu escalar novatos na equipe do Sporting: “Entramos classificados e não poderia haver chance melhor para darmos experiência aos mais novos”. Primeiro do Grupo C, o Ajax terminou com 100% de aproveitamento, com 18 pontos e com saldo de 15 gols (20 a 5). O Sporting fez 9 pontos e teve saldo de 2 gols (14 a 12). 

Foto: Alberto Lingria/Reuters