O Paris Saint Germain manteve a liderança do campeonato francês ao vencer (1 x 0) o Bordeaux, neste último sábado (28) de setembro, no estádio Matmut Atlantique, único da França com gramado híbrido, em Bordeaux, cidade portuária e terra do vinho, a 590 km ao sudeste da capital Paris. Foi o terceiro gol de Neymar em três vitórias do PSG, que vinha da única e surpreendente derrota (2 x 0) para o Reims, no Parque dos Príncipes.

MELHOR TEMPORADA – Apesar de continuar perseguido por vaias e assobios toda vez que toca na bola, Neymar a pouco e pouco se livra do incômodo e vai mostrando seu bom futebol. Na opinião dos analistas do L’Equipe, principal jornal esportivo do país, o atacante da seleção brasileira realiza sua melhor temporada desde que foi comprado pelo PSG.

OS BRASILEIROS – O gol de Neymar, aos 25 do segundo tempo, foi com assistência de Mbappé, que havia entrado cinco minutos antes no lugar do meia espanhol Pablo Sarabia. O técnico alemão Thomas Tuchel desfez a zaga Tiago Silva-Marquinhos, que atuou na meia, e colocou o francês Abdou Diallo, de 23 anos, ao lado de Tiago Silva.

PSG – Navas, Meunier, Tiago Silva, Diallo e Kurzawa; Verratti, Marquinhos, Gueye e Sarabia (Mbappé, 15 do segundo tempo); Di Maria (Bernat, 43 do segundo tempo) e Neymar, que chegou aos 54 gols em 62 jogos. O PSG lidera com 18 pontos em oito rodadas – 6 vitórias, 2 derrotas, 13 gols a favor e 4 contra – e o vice-líder é o Nantes, com 16 pontos.

ALAGOANO OTÁVIO – O Bordeaux é dirigido pelo técnico português Paulo Sousa, 49 anos, ex-volante do Benfica e Sporting, e o único brasileiro do time é o meia Otávio, 25 anos, alagoano de Maceió. Ele jogou pouco no CRB e foi para o Atlético Paranaense – 2013 a 2017, com 173 jogos e 3 gols -, saindo em 2017 para o Bordeaux.

23 FALTAS – Em seu quarto jogo no atual campeonato, o árbitro Jérôme Brisard, 33 anos, marcou 23 faltas (13 do Bordeaux) e só advertiu com cartão amarelo três jogadores, todos do PSG: o meia italiano Marco Verratti, o meia argentino Di Maria e o brasileiro Marquinhos, que desta vez jogou no meio-campo.

Foto: Terceiro Tempo – UOL