Os jornais franceses não poupam Neymar pela expulsão nos minutos finais da vitória (4 x 3) de ontem (23) do Paris Saint Germain, no Parque dos Príncipes, após um carrinho no meia francês Yacine Adli, de 19 anos, ex-companheiro de time. “Falta grosseira e completamente inútil” – destacou Le Parisien, enquanto L’Equipe ressaltou: “Uma atitude intempestiva e irracional”. France Footbal debochou: “Ainda há tempo para o Carnaval no Rio”…
SEGUNDA VEZ – Neymar voltou a ser expulso no Campeonato Francês desde 22 de outubro de 2017 no 2 x 2 com o Olympique Marselha, dois meses após a estreia. Foi sua segunda expulsão pelo segundo cartão amarelo, a primeira quando ainda era do Barcelona. AS, jornal de Madrid, destaca: “Neymar perdeu o controle de seus nervos”. MARCA, outro jornal esportivo espanhol, não perdoou: “Uma entrada brutal. Deveria estar pensando no Carnaval?”
200 DE CAVANI – O PSG abriu 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder Olympique Lyon (65 a 52), tem mais seis vitórias (21 a 15) e completou 14 jogos sem perder. O atacante uruguaio Edinson Cavani, de 33 anos, comprado do Napoli por 64 milhões de euros (R$185 milhões), tornou-se o primeiro a marcar 200 gols com a camisa do PSG e ganhou um prêmio com o número alusivo. Ele superou o sueco Ibrahimovic, hoje no Milan, que marcou 156 gols.
PRIMEIRA VEZ – O paulistano Marquinhos, de 25 anos, que tem alternado atuações na zaga e no meio-campo, foi o artilheiro dos 4 x 3, marcando dois gols, pela primeira vez, em 229 jogos, desde que chegou ao PSG em 2013. O atacante Kylian Mbappé também marcou seu gol, o décimo sexto em 19 jogos no atual campeonato. O PSG tem impressionante saldo de 47 gols, com 71 marcados e 24 sofridos. O ataque é ótimo, mas a defesa falha muito.
PORTUGUÊS – O time é dirigido pelo português Paulo Souza, de 49 anos, ex-meia do Benfica, Sporting, Inter e Juventus. Ele assumiu em maio de 2019 e o trabalho é considerado muito bom. Só há dois brasileiros no Bordeaux: o zagueiro Pablo, maranhaense de 28 anos, comprado da Ponte Preta e emprestado em 2017 ao Corinthians, voltou à França em 2018, e o volante Otávio, alagoano de 25 anos, comprado do Athletico Paranaense em 2017 por R$27 milhões.
Foto: Benoit Tessier/Reuters