TRÊS NOITES DEPOIS de ser eliminado da Copa Sul-Americana, o Botafogo sofreu a segunda derrota consecutiva, pela primeira vez em 2023, e perdeu a invencibilidade de onze jogos, oito sem sofrer gol, de melhor mandante, ao ser derrotado por 2 x 1 pelo Flamengo, na noite de ontem (2), diante de 40 mil torcedores, no Estádio Nilton Santos. Bruno Henrique, autor do gol da vitória, de pé direito, de fora da área, no ângulo esquerdo, viveu uma grande noite de gala.

FOI O MELHOR JOGO do Campeonato Brasileiro de 2023, disputado do início ao fim com empenho e vontade de vencer. Botafogo e Flamengo mostraram futebol de qualidade, nivelado ao dos melhores campeonatos europeus, e souberam manter a tradição de um dos clássicos de mais rivalidade de toda a história do futebol mundial. Um jogo apaixonante, com gol contra logo no primeiro minuto, e o goleiro se lançando ao ataque, na tentativa de evitar a derrota.

O VOLANTE Marlon tentou mandar a escanteio o cruzamento rasteiro do lateral Wesley e fez o gol contra, com chute forte no alto, logo no primeiro minuto. O Botafogo empatou aos 18 minutos, com belo gol de Victor Sá, em lance com a participação de Tiquinho Soares, que teve bom retorno, após a lesão no tornozelo, que o tirou de três jogos. Os times saíram para o intervalo com 1 x 1, após Tiquinho Soares e Eduardo perderem chances para desempatar.

O GOLEIRO Lucas Perri fez a última grande defesa do 1º tempo, mandando a escanteio o chute de Bruno Henrique, que o encobriu, aos três minutos, no primeiro lance de área do 2º tempo. O gol foi bem anulado pelo aceno do assistente Marcelo Van Gasse, por impedimento, logo confirmado, em revisão rápida de Daiane Muniz, árbitra de vídeo da FIFA . Aos oito minutos, com finalização ruim, Pedro, em noite de atuação discreta, perdeu chance clara do desempate.

O BOTAFOGO fez as primeiras substituições. Tiquinho Soares, com bom retorno, saiu aos 11 minutos, entrando Diego Costa, e aos 18, saíram Gabriel Pires, em noite apagada, e Segovia, pouco inspirado, entrando Tchê Tchê e Luis Henrique, que deram mais dinâmica ao time. Bruno Henrique fez o gol da vitória, aos 28, com chute preciso de pé direito, de fora da área, no ângulo esquerdo, inteiramente fora do alcance de Lucas Perri, que saltou o que foi possível.

O FLAMENGO já havia melhorado com Everton Ribeiro, que substituiu o apagado Victor Hugo, aos 22, e quatro minutos depois saíram Alan, muito mal, e Ayrton Lucas, pouco produtivo, entrando Tiago Maia, menos faltoso que na maioria dos jogos, e Cebolinha, que nada rendeu. O Botafogo trocou Eduardo por Janderson, aos 36, e Victor Sá por Junior Santos, aos 39, sem nada acrescentarem, e o Flamengo reforçou a defesa, com David Luiz no lugar de Gerson, aos 40 minutos.

O TIME QUE PERDEU a invencibilidade de onze jogos em casa – 8 vitórias, 3 empates -, e pela primeira vez sofreu dois gols como mandante: Lucas Perri, JP Galvão, Adryelson, Cuesta e Marçal (c); Marlon, Gabriel Pires (Tchê Tchê) e Eduardo (Janderson); Segovia (Luis Henrique), Tiquinho Soares (Diego Costa) e Victor Sá (Junior Santos). O Botafogo fará dois jogos consecutivos como visitante: dia 16 com o Atlético Mineiro e dia 22 com o Corinthians.

O FLAMENGO da 11ª vitória, 6ª como visitante, 2ª por 2 x 1: Mateus Cunha, Erick, Fabricio Bruno e Leo Pereira; Wesley, Alan (Tiago Maia), Gerson (David Luiz), Victor Hugo (Everton Ribeiro) e Ayrton Lucas; Pedro e Bruno Henrique, que passou a braçadeira de capitão a Everton Ribeiro, ao ser substituído por Cebolinha. O Flamengo, com 39 pontos, só perde o 3º lugar, se o mandante Grêmio, com 36, vencer hoje (3) o Cuiabá, porque ficará com mais uma vitória (12 a 11).

BOTAFOGO 1 x 2 FLAMENGO registrou R$1.512.570,00. 38.346 pagantes. 40.769 presentes no Estádio Nilton Santos. Homenageado pelos 200 jogos no Campeonato Brasileiro, o árbitro paulista Raphael Claus, de 43 anos, advertiu com cartão amarelo Ayrton, Bruno Henrique e Fabricio Bruno, e Victor Cuesta e Tchê Tchê. Após o encerramento, expulsou Gabriel Pires, do Botafogo, por reclamação, depois de adverti-lo com cartão amarelo.

NOS ÚLTIMOS 11 JOGOS, 8ª vitória consecutiva do Flamengo sobre o Botafogo, que só venceu dois jogos e empatou um jogo. Foi o 346º jogo da história de 110 anos do clássico, com a 128ª vitória do Flamengo, 105 vitórias do Botafogo, 113 empates, 525 gols do Flamengo e 470 do Botafogo. Em 65 jogos do Campeonato Brasileiro, 24 vitórias do Flamengo, 14 do Botafogo, 27 empates. Com o mando de campo do Botafogo, 11 vitórias de cada time e 9 empates em 31 jogos.

A VANTAGEM do líder Botafogo sobre o Flamengo caiu para 12 pontos (51 a 39), e a vantagem sobre o Palmeiras, vice-líder com 40, pode cair para 8 pontos, se o Palmeiras vencer o Corinthians, 14º com 25, hoje (3), na Arena Corinthians. A vantagem sobre o Grêmio, 4º com 36, também cairá para 12 pontos, se o Grêmio vencer hoje (3) o Cuiabá, na Arena Grêmio, o que valeria a volta do tricolor gaúcho ao 3º lugar e a descida do Flamengo ao 4º.

QUANDO O BRASILEIRO recomeçar, após os primeiros jogos da seleção pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, dia 8 com a Bolívia e dia 12 com o Peru, o Flamengo jogará com o Athletico Paranaense, pela 23ª rodada, 4ª feira (13), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, ES, e 4ª feira (20), no Estádio da Serrinha com o Goiás. Antes, o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil com o São Paulo, domingo (17), na reabertura do Maracanã.

Fotos: Getty Images / R7 / Divulgação