Eleito presidente do Barcelona até 2026, com 19.675 votos, neste primeiro domingo (7) de março de 2021, Joan Laporta, de 58 anos, professor de Direito da Universidade de Barcelona, quer manter Messi, cujo contrato termina em junho, e ter a volta do ex-meia Xavi Hernandez, desde maio de 2019 técnico do Al Sadd do Catar. Acompanhado do filho mais velho Tiago, de nove anos, que já faz parte da escolinha de futebol do clube, Messi chegou antes da abertura das urnas e foi o primeiro a votar.
RECORDE – Mesmo com todas as duras restrições impostas pelas autoridades sanitárias da Catalunha, a eleição registrou recorde de associados, com 55.611, o equivalente à metade dos quase 120 mil sócios, todos adimplentes. O clube estava com presidente interino desde 27 de outubro de 2020, quando o então presidente Josep Maria Bartomeu, engenheiro de 58 anos, foi preso no estádio Camp Nou, acusado de corrupção, em operação que passou a ser chamada de Barçagate.
DE VOLTA – Joan Laporta está de volta, após o mandato de 2003 a 2010, quando o Barcelona ganhou quatro campeonatos nacionais e a Liga dos Campeões, e ele contratou Ronaldinho Gaúcho, Daniel Alves, Gerard Piqué, Samuel Eto’o e promoveu Pep Guardiola a técnico. Agora, Laporta quer manter Messi e trazer de volta Xavi Hernandez, de 41 anos, que entre 2007-08 e 2014-15, disputou 767 jogos, marcou 37 gols e ganhou oito campeonatos nacionais, dois Mundiais de clubes e quatro Champions.
PALAVRA – O novo presidente do Barcelona precisará de muita diplomacia para tirar Xavi Hernandez do Catar, onde chegou em junho de 2015, ganhou quatro títulos como jogador, e outros tantos como técnico, desde maio de 2019. Profissional de muita correção, ele foi designado pelo governo Embaixador da Copa de 2022, a primeira a ser disputada no Oriente Médio, onde tem tratamento diferenciado. Xavi Hernandez tem vontade de voltar ao Barcelona, mas sem criar problema no Catar.
EMPATE – O Atlético de Madrid fez 1 x 0, gol do uruguaio Luis Suarez, aos 14 do primeiro tempo, e o Real Madrid empatou com o gol do francês Karim Benzema, capitão do time, aos 43 do segundo tempo, no estádio Wanda Metropolitano. Faltando 12 rodadas, o Atlético lidera com 59 pontos, três a mais que o Barcelona (56), e o Real Madrid é terceiro com 54, e ainda se enfrentarão: Real Madrid x Barcelona, dia 11 de abril, e Barcelona x Atlético de Madrid, dia 9 de maio.
MELHOR – Os analistas classificam Casemiro, da seleção brasileira, que deu assistência para o gol de Benzema, como o melhor volante do atual campeonato. Ele foi o único titular do início ao fim: Rodrygo, ex-Santos, discreto, foi substituído por Vinícius Junior, ex-Flamengo, sem brilho nos 30 minutos finais. No Atlético de Madrid, o único brasileiro foi o paulistano Felipe, de 31 anos, na linha de três zagueiros, entre o montenegrino Stefan Savic, de 30 anos, e o espanhol Mario Hermoso, de 25.
Foto: Marca