HORAS DEPOIS de chegar ao Rio, o técnico português Bruno Lage viu o Botafogo vencer o Patronato por 2 x 0, gols de Carlos Alberto e Janderson, na noite de ontem (12), no Estádio Presbítero Bartolomé Grelha, na cidade de Paraná, a 480 km de Buenos Aires, e garantir a vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo de volta será na próxima 4ª feira (19), no Estádio Nilton Santos, onde o Botafogo deverá ampliar a vantagem sobre o fraquíssimo time argentino.
INCRÍVEL COMO A CONMEBOL pode ter árbitros despreparados, tal como o boliviano Gery Vargas, de 42 anos, que só advertiu com cartão amarelo o atacante Chamorro, que agrediu, provocou sangramento e a substituição do lateral Di Placido com uma cotovelada, e ignorou pênalti claro do lateral Ghirardello em Carlos Alberto, puxado pela camisa. Os jogadores do Botafogo souberam manter calma e equilíbrio para evitar problema.
LOGO NO INÍCIO, O JOGO teve que ser paralisado para que um funcionário do Patronato tapasse com areia um buraco no gramado. Incrível a aprovação de um estádio sem condições. Na volta do intervalo, o Botafogo continuou impondo a superioridade e decidiu o jogo com o gol de Carlos Alberto, encobrindo o goleiro aos 7 minutos, e de Janderson, aos 21, aproveitando o cruzamento de Di Placido. O Patronato é terceiro entre os 18 da segunda divisão argentina.
VÁRIOS TITULARES foram poupados para o jogo de sábado (15), no Estádio Nilton Santos, com o Bragantino, pela 15ª rodada, em que o Botafogo defenderá a liderança e a invencibilidade em casa. O time que venceu o Patronato: Lucas Perri, Di Placido (Galvão), Sampaio, Cuesta (Segovia) e Marçal (Hugo); Danilo, Breno e Eduardo (Sauer); Carlos Alberto (Diego Hernandez), Janderson e Jr Santos. Técnico – Claudio Caçapa.
O ATACANTE uruguaio Diego Hernandez, de 23 anos, estreou bem, criando boas jogadas, ao substituir Carlos Alberto aos 11 minutos do 2º tempo. O lateral Marçal, que havia entrado no 2º tempo dos 2 x 0 no Grêmio, iniciou para ganhar mais ritmo de jogo e saiu no intervalo, entrando Hugo. O zagueiro Cuesta e o meia Eduardo também foram preservados em parte do jogo, que o Botafogo venceu com toda segurança e sem passar nenhum susto.
O GLORIOSO DE PORTUGAL E DO BRASIL
BRUNO LAGE, de 47 anos, novo técnico do Botafogo, chegou ontem (12) ao Rio, dizendo-se feliz e honrado por fazer parte do projeto do Botafogo, que o motivou a aceitar o convite: “Treinei o Glorioso de Portugal e agora vou treinar o Glorioso do Brasil, o que muito me deixa orgulhoso”. Campeão português de 2018-19 no Benfica, Lage resumiu: “O mais importante é darmos sequência à temporada fantástica que o Botafogo está realizando, com boas exibições e vitórias”.
O NOVO TÉCNICO do líder do Campeonato Brasileiro salientou: “Vamos observar aos poucos o que será preciso fazer para a equipe evoluir sempre e cada vez mais, seguindo uma transição calma e pacífica, sem mudar tanta coisa. Os títulos são alcançados pelo valor dos jogadores, pela força da equipe, pelo amor e pela fé, nunca pelo medo. Trabalharemos em conjunto para que os jogadores se sintam cada vez mais confortáveis”.
BRUNO LAGE fez questão de dizer também que “o apoio dos torcedores é de fundamental importância para que a equipe se mantenha unida e motivada, em condições de se superar e de render mais a cada jogo”. Bruno Lage disse que “serei mais um observador do que propriamente orientador no jogo de sábado, em que analisarei de perto a atuação e aos poucos poderei ter condições dos ajustes que forem necessários”.
Fotos: Arthur Barreto/Botafogo e Divulgação