O ATLÉTICO MANTEVE A LIDERANÇA ABSOLUTA, com dois gols e atuação excepcional do meia argentino Nacho Fernandez, na virada da noite de ontem (13) sobre o Santos por 3 x 1, no Mineirão, onde chegou à nona vitória consecutiva, em dez jogos como mandante, seis sem sofrer gol. Com 14 vitórias e 3 empates, o Atlético está a sete jogos de igualar o recorde de 2019 do Flamengo, do então técnico Jorge Jesus, que manteve o time invicto em 24 jogos. 

240 VITÓRIAS – Desde 10 de agosto de 2011, quando dirigiu o time pela primeira vez, o técnico Cuca completou 240 vitórias, nona como mandante em 2021 no Mineirão, mas quer ganhar os próximos quatro jogos para superar as 12 vitórias consecutivas de 2015 no Santos e de 2016 no próprio Atlético. A última derrota que o Atlético sofreu foi para o Santos, pelo mesmo placar de 3 x 1, pela sétima rodada do Brasileiro, dia 27 de junho de 2019 na Vila Belmiro.

A VIRADA – O Santos abriu o placar aos 4 do segundo tempo, com belo gol do meia Raniel da entrada da área. Ex-Cruzeiro, ele foi comemorar com dancinha em frente à torcida do Atlético, e recebeu cartão amarelo. Cinco minutos após substituir o meia colombiano Dylan Borrero, o meia argentino Nacho Fernandez empatou, convertendo aos 25 o pênalti do meia Vinícius Zanocelo no lateral Calebe, que pouco antes acertou o travessão em cobrança de falta. 

DE CABEÇA – O zagueiro Nathan Silva usou bem a cabeça para fazer o gol da virada aos 30 minutos, após cobrança de falta sob medida de Nacho Fernandez, que seis minutos depois marcou o terceiro gol, em outro pênalti, com empurrão do lateral Lucas Braga em Calebe, confirmado pelo VAR. O goleiro defendeu a cobrança com o pé, mas Nacho, atento, aproveitou a rebatida para completar de cabeça, aos 36. A massa atleticana foi ao delírio no Mineirão.

EVERSON, Mariano (Calebe), Nathan Silva, Rever (cap) e Dodô; Allan, Jair (Tchê Tchê), Zaracho e Borrero (Nacho); Keno (Igor Rabelo) e Diego Costa (Sasha) – os líderes do Brasileiro 2021, com 56 pontos em 25 jogos, 17 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, saldo de 24 gols (41 a 17). Substituído logo aos sete minutos, ao sentir dores musculares na coxa, Diego Costa depende de avaliação para saber se poderá jogar domingo (17), em Goiânia, com o Atlético Goianiense.

HULK NA TORCIDA – Depois de 17 jogos consecutivos, Hulk está em tratamento de dores musculares na coxa, mas foi ao Mineirão com a família, e não há previsão de quando poderá voltar a jogar. Ele assistiu das cadeiras e foi saudado pelos torcedores, retribuindo com acenos. O ponta venezuelano Savarino, dispensado dos jogos das eliminatórias, também está em recuperação, mas não há pressa quanto ao retorno. 

OS 13 JOGOS – O Atlético disputará mais seis jogos como visitante, o próximo com o Atlético Goianiense, domingo (17), no estádio Antonio Accioly, em Goiânia. O jogo com o Flamengo, dia 30, no Maracanã, não é tratado como decisivo, e os demais fora de casa serão com Bahia, Athletico Paranaense, Palmeiras e Grêmio. Os outros sete jogos serão no Mineirão, com Cuiabá, Grêmio (jogo adiado), América Mineiro, Corinthians, Juventude, Fluminense e Bragantino.

ARTILHEIRO É DO INTER – O atacante paulista Yuri Alberto, de 20 anos, do Internacional, isolou-se na artilharia do Campeonato Brasileiro 2021, com 11 gols, ao marcar o terceiro dos 3 x 1 da noite de ontem (13) no América Mineiro, na quinta vitória consecutiva na Arena Beira Rio, em Porto Alegre. Os dois primeiros foram do meia carioca Patrick, e Ademir fez o gol do América. O Internacional é sétimo, com 39 pontos, 10 vitórias e saldo de 8 gols (34 a 26).

Foto: Gazeta Esportiva