Escolha uma Página

MELHOR BRASILEIRO NA LIBERTADORES DE 2022, o Palmeiras aumenta a cada jogo os números marcantes de sua campanha. Com a vitória da noite de ontem (18) sobre o Emelec do Equador por 1 x 0, no Allianz Parque, o Palmeiras igualou o recorde de 2020 do River, de ataque mais positivo da fase de grupos, com 21 gols, além de ter os dois principais artilheiros: Rafael Navarro com 7 e Raphael Veiga com 6 gols.

ÚNICO DOS 32 DA FASE DE GRUPOS com 100% de aproveitamento, o Palmeiras tem um registro impressionante na Libertadores de 2022: com 21 gols marcados e 2 gols sofridos nas cinco vitórias, seu saldo de 19 gols é superior aos gols marcados pelos outros 31 times. O Flamengo, segundo que mais fez gol (13), sofreu 5. O Palmeiras tem a maior diferença de pontos do 2º colocado (15 a 7).

MESMO COM A VITÓRIA MAIS MODESTA, na noite de ontem (18), sobre o Emelec por 1 x 0, gol do volante Danilo, diante de 32.553 pagantes em seu belo Allianz Parque, o Palmeiras só precisa do empate no jogo da última rodada, 3ª (24), com o Deportivo Tachira, da Venezuela, para ter a vantagem de decidir as vagas em casa, nas quartas de final e na semifinal. A final, em jogo único, será em Guaiaquil, no Equador.

O PALMEIRAS PODE TAMBÉM IGUALAR, 28 anos depois, o recorde do São Paulo, único brasileiro três vezes consecutivas campeão da Libertadores, em 92-93-94, sob a competência do mestre Telê Santana. No 1 x 0 da noite de ontem (18), o volante baiano Danilo, de 21 anos, fez gol pelo terceiro jogo consecutivo, após a primeira convocação para a seleção brasileira, que disputará os últimos amistosos antes da Copa de 2022.

DANILO VOLTOU A TER ATUAÇÃO DESTACADA e a mostrar oportunismo. Após o cruzamento de Gustavo Scarpa, aos 29 minutos do 2º tempo, ele finalizou se antecipando à marcação dos zagueiros do Emelec. O time da 5ª vitória do Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Kuscevic e Jorge (Vanderlan); Danilo, Gabriel Menino (Zé Rafael), Atuesta (Raphael Veiga) e Scarpa (Dudu); Rafael Navarro e Rony (Breno Lopes). 

FURACÃO SAI DA LANTERNA E DECIDE EM CASA

O ATHLETICO PARANAENSE venceu o Libertad, do Paraguai, por 2 x 0, na noite de ontem (18), na Arena da Baixada, em Curitiba, onde decidirá a vaga para as oitavas de final da Libertadores, na última rodada da fase de grupos, na próxima 5ª (26), com o Caracas. O Furacão saiu da lanterna para o 2º lugar, igual em pontos (7), vitórias (2), empate (1), derrotas (2) ao Libertad, que tem menos saldo negativo (1 a 3).

O MEIA ARGENTINO TOMÁS CUELLO, de 22 anos, comprado do Atlético Tucuman por R$13 milhões em janeiro, foi o destaque da noite, abrindo o caminho para a vitória, com o gol aos 7 minutos do 2º tempo. O chute forte que desferiu de longa distância surpreendeu o goleiro uruguaio Martin Silva, de 39 anos, ex-Vasco. O 2º gol foi do lateral uruguaio Agustin Canobbio, de 23 anos.

RECÉM-CONTRATADO COMO DIRETOR, Luiz Felipe Scolari é o técnico interino da equipe do Athletico Paranaense. Campeão da Libertadores em 1995 com o Grêmio e em 1999 com o Palmeiras, Felipão está de volta ao cenário maravilhoso do maior torneio de clubes do continente sul-americano desde agosto de 2019, quando dirigia o Palmeiras e foi eliminado pelo Grêmio.

AMÉRICA MINEIRO ELIMINADO

NÃO FOI BOA A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO do América Mineiro na Libertadores, eliminado na noite de ontem (18), ao empatar em 2 x 2 com o Tolima, no estádio Murilo Toro, em Ibagué, na Colômbia. Depois de fazer 2 x 0, gols de Marlon aos 7 e Iago Maidana aos 28, o América cedeu o empate ainda no primeiro tempo. Anderson Plata marcou aos 39 e Rangel empatou aos 42 minutos para o Tolima.

O AMÉRICA MINEIRO, do técnico paulista Vagner Mancini, terminou em último, sem vitória, no Grupo D, liderado pelo Atlético Mineiro, invicto, com 8 pontos – 2 vitórias, 2 empates – e com saldo de três gols (6 a 3). O Tolima é o 2º, também com 8 pontos, 2 vitórias, 2 empates, 1 derrota, mas sem saldo de gol (8 a 8).

FORTALEZA VENCE E DECIDE NO CHILE

O FORTALEZA VENCEU O ALIANZA LIMA por 2 x 0, no último jogo da noite de ontem (18) e deve decidir a segunda vaga do Grupo F com o Colo Colo, na rodada final, na próxima 4ª (25), no Estádio Nacional de Santiago. O Fortaleza fez boa apresentação no Estádio Nacional de Lima, marcando um gol em cada tempo: Moisés, aos 15, e Pikachu, aos 34 do 2º tempo. 

INVICTO, com 10 pontos e saldo de 4 gols, o River, quatro vezes campeão da Libertadores, deve confirmar o 1º lugar do Grupo F, como favorito do jogo da noite de hoje (19) com o Colo Colo, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. 2º, o Colo Colo, com saldo de 1 gol (6 a 5), está empatado em pontos (7), com o Fortaleza, que não tem saldo (6 a 6).

Foto: UOL