DEZ DIAS DEPOIS DOS 115 ANOS de sua fundação, na 4ª feira, 8 de abril de 1908, o Club The Strongest vive hoje (18) uma noite histórica, ao realizar o sonho do primeiro jogo no Maracanã, em sua 28ª participação na Libertadores, desde 1965, sem nunca ter ido além das oitavas de final. Quinze vezes campeão boliviano, tem menos 14 títulos que o FC Bolívar, também da capital La Paz, arquirrival, 29 vezes campeão nacional.

CRIADO COMO STRONG FC, pouco depois os fundadores acrescentaram o artigo The, e Est, para completar The Strongest, que significa O Mais Forte, em inglês. Com a escolha das cores amarela e preta, os fundadores chegaram a pensar em mudar o nome do clube para Eclipse, de vez que o amarelo é a cor do sol, e o preto, uma cor que se projeta sobre o sol. Mas, prevaleceu The Strongest e a camisa amarela e preta, em listras largas verticais, em homenagem ao Peñarol.

O FUTEBOL URUGUAIO, e argentino, sempre exerceu muita influência, não só na Bolívia, mas em outros países do continente, e até mesmo da Europa. Na Romênia, o FC Brasov, fundado em 1936, na cidade de Brasov, a 170 km da capital Bucareste, usa a camisa igual à do Peñarol, tal qual o Guarani, do Paraguai; o Tachira, da Venezuela, e o Penarol (sem o til), de Itacoatiara, a Velha Serpa, a 250 km de Manaus, capital do Amazonas, onde nasci.

O TÉCNICO DO THE STRONGEST é o espanhol Ismael Rescalvo, ex-zagueiro de 41 anos, louco por paella, como todo valenciano. Depois de três anos no Emelec, do Equador, ele assumiu o time boliviano em dezembro de 2022, e está confiante para hoje (18), depois de vencer o River: “Parecia que seríamos a próxima vítima, mas neutralizamos bem o bom time argentino, e esperamos fazer igual no jogo com o Fluminense”.

O ADVERSÁRIO DO FLUMINENSE tem um grupo de 29 jogadores, com a média de idade de 26 anos. Oito são da seleção boliviana e seis estrangeiros, sendo três titulares, que iniciam o jogo de hoje (18), no Maracanã: o zagueiro uruguaio Gonzalo Castillo e os atacantes argentinos Enrique Triverio e Junior Arias, emprestado pelo Talleres de Cordoba. Time: Guillermo Viscarra, Arrascaita, Gonzalo Castillo, Carrasco e Carlos Roca; José Flores, Carlos Robles e Alvaro Quiroga; Michael Ortega, Enrique Triverio e Junior Arias.

Fotos: O Povo, Divulgação / The Strongest e ESPN