Escolha uma Página

A DUAS SEMANAS da viagem ao Catar, onde será um dos árbitros da Copa do Mundo de 2022, o goiano Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, professor de educação física, apitará na noite desta 4ª feira (19) a grande final da 34ª Copa do Brasil. Flamengo e Corinthians venceram por 1 x 0 nos últimos jogos em que atuou.

ÁRBITRO FIFA desde 2013, dez anos depois de aprovado no quadro nacional da CBF, Wilton Pereira Sampaio é natural de Teresina de Goiás, município mais novo da bela Chapada dos Veadeiros, a 490 km da capital, Goiânia. Foi bom lateral e meia em amistosos, mas nunca pensou em se tornar jogador profissional.

INTROVERTIDO, Wilton conversa pouco e gosta de ver a bola rolar. Sabe aplicar muito bem a lei da vantagem e utilizar os cartões, tanto que em seus últimos 270 jogos, fez 1.395 advertências, média de cinco amarelos por jogo, e usou 25 vezes o cartão vermelho, antes temido só por jogadores, hoje também por técnicos.

SERÁ A 2ª COPA de Wilton, mas em 2018, na Rússia, só atuou como árbitro de video. Seus assistentes da noite desta 4ª (19), no Maracanã, ambos professores de educação física, também estarão na Copa do Catar: Bruno Pires, de 36 anos, de Bela Vista de Goiás, e Bruno Boschilia, de 39 anos, de Curitiba, onde é gestor público.

Foto: Coluna do Fla