QUATRO DIAS DEPOIS DE PERDER DE VIRADA a Taça de Portugal para o Sporting, o Benfica sofreu na noite de hoje (2) a quarta derrota na 20ª rodada do Campeonato Português, terceira em seu estádio da Luz, para o Gil Vicente FC, da cidade de Barcelos, a 370 km da capital Lisboa. Abatidos, os jogadores deixaram o gramado sob coro de assobios, o que no futebol português é como desprezo e deboche dos torcedores, que também cantaram alto: “Vocês são uma vergonha”.

SEM CHANCE DE TÍTULO EM 2021-2022, o Benfica está a 12 pontos do líder Porto (56 a 44), e os observadores atribuem culpa ao técnico Jorge Jesus, demitido por maus resultados, após exigir várias contratações, que não fizeram a equipe render em nenhuma das competições. Na derrota de hoje (2) para o Gil Vicente, o Benfica só conseguiu o chamado gol de honra, aos 43 do 2º tempo, quando o atacante Gonçalo Ramos, olhanense de 20 anos, marcou de cabeça.

O MEIA SAMUEL LINO, de 22 anos, paulista de Santo André, fez o 1º gol do Gil Vicente aos 11 minutos, e pela segunda temporada, é destaque do time do técnico português Ricardo Soares, ex-ponta de 47 anos. O Porto tentou comprá-lo para substituir o colombiano Luis Diaz, vendido ao Liverpool, mas o Atlético de Madrid foi mais rápido e o terá em 2022-23. O 2º gol do Gil Vicente foi do meia Giorgi Aburjania, de 27 anos, da Geórgia, país da Europa Oriental. 

GALO DE BARCELOS é o símbolo de Portugal e há algumas versões da lenda do Galo, mas a oficial é a da Câmara Municipal. A população da cidade, que pertence ao distrito de Braga, região Norte, ficou chocada com um crime. Um peregrino espanhol da Galícia, que percorria o caminho de Santiago de Compostela, para cumprir uma promessa, foi acusado, e embora jurasse não ter sido o autor, temendo ser enforcado, ninguém acreditava em sua palavra.

MOMENTOS ANTES DE SER LEVADO À FORCA, o peregrino pediu que o levassem à casa do juiz que o condenara pelo crime. O juiz estava jantando com a família e na mesa havia um galo assado. Autorizado a se defender, o condenado disse: “É tão certo eu ser inocente, quanto esse galo cantar quando me enforcarem”. Apesar das gargalhadas, e de ninguém crer em sua inocência, o inesperado aconteceu: quando ele ia ser enforcado, o galo cantou…

O JUIZ SAIU DE CASA APRESSADO, na direção da forca, e viu o homem, já com o laço no pescoço, mas ainda vivo. O nó do laço não permitia o estrangulamento. Foi assim, segundo consta da ata oficial da sessão da Câmara, que a lenda do Galo de Barcelos ficou conhecida, com o galo cantando para salvar um inocente. O Galo de Barcelos é uma peça de 5 cm, até 30cm, em cerâmica ou metal, vendida em todas as cidades portuguesas, valendo de 1 euro a 100 euros. 

GOLEADA DO SPORTING – No estádio do Jamor, o Sporting manteve a vice-liderança com 50 pontos, ao golear o lanterna Belenenses, que sofreu a 12ª derrota e só ganhou 2 jogos, por 4 x 1. O atacante Paulinho abriu e fechou a goleada, e o 2º e 3º gols foram dos espanhóis Pedro Porro e Pablo Sarabia. Quando estava 2 x 0, o atacante guineense Abel Camará, de 32 anos, fez o gol do Belenenses, caminhando para o rebaixamento na próxima temporada.

PORTO x SPORTING – O confronto do líder Porto com o vice-líder Sporting será a atração da 22ª rodada, 6ª feira (11), no estádio do Dragão. No próximo domingo (6), pela 21ª rodada, o Porto visitará o Arouca e o Sporting receberá o Famalicão. Terceiro, com 44 pontos, o Benfica visitará o Tondela, 13º, na próxima 2ª feira (7), no estádio João Cardoso, na cidade de Tondela, distrito de Viseu, na belíssima região de Dão-Lafões, a 266 km da capital Lisboa.

Foto: Jornal de Notícias