O REAL MADRID emitiu nota oficial neste sábado (17), assinada pelo presidente Florentino Perez, engenheiro civil de 75 anos e uma das grandes fortunas da Espanha, informando que “o jurídico do clube está instruído a tomar medidas legais contra qualquer pessoa que use expressões racistas contra os nossos jogadores”.

A DECISÃO foi adotada, mesmo poucas horas depois de Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Agentes de Jogadores, ter apresentado desculpa pública do que disse no El Chiringuito, programa esportivo de maior audiência da televisão, de que “Vinicius Junior deve parar de brincar de macaco ao comemorar o gol”.

O PRESIDENTE ressalta na nota: “O Real Madrid CF repudia todo o tipo de expressões e comportamentos racistas e xenófobos, no campo do futebol e da vida em geral, e quer mostrar todo o seu amor e apoio a Vinicius, jogador que vê o futebol como uma atitude perante à vida, baseada em alegria e respeito”.

O REAL MADRID revela preocupação quanto às reações dos torcedores do Atlético de Madrid, no clássico de amanhã (18), pela 6ª rodada do Campeonato Espanhol, sobretudo depois da declaração do meia Koke, capitão do time: “Se o Vinicius fizer gol e dançar, vai ter muita confusão, dentro e fora do campo”.

OS TÉCNICOS tiveram reação diferente e a do italiano Carlo Ancelotti, de 63 anos, do Real Madrid, surpreendeu: “Não vejo racismo na Espanha e penso que o caso deve ser encerrado logo”. Já o argentino Diego Simeone, de 52 anos, do Atlético de Madrid, resumiu: “É a sociedade que temos e em que vivemos”.

O REAL MADRID, único com 100% de aproveitamento em cinco rodadas, precisa vencer para não perder a liderança, que o Barcelona assumiu hoje (18), ao ganhar do Elche, de Alicante, por 3 x 0, com dois gols de Lewandowski e um gol do holandês Memphis Depay. O jogo no Camp Nou foi diante de 85.073 torcedores.

ÚNICO BRASILEIRO do Barcelona, o ponta gaúcho Raphinha só entrou aos 14 do 2º tempo, substituindo o francês Dembélé, que saiu frustrado por não ter feito gol para dedicar ao primeiro filho recém-nascido. Raphinha se apresenta amanhã (18), na França, para os amistosos com Gana e Tunísia, dias 23 e 27, em Le Havre e Paris.

O BRASILEIRO Marcos André, atacante maranhense de 25 anos, marcou o 2º gol da vitória de hoje (17), do Valencia sobre o Celta de Vigo, diante de 40.965 torcedores no estádio Mestala. O 1º foi do meia espanhol Castillejo, e o 3º, do meia português André Almeida, oito minutos depois de substituir o uruguaio Edinson Cavani.

OS ANALISTAS espanhóis destacam a evolução do Valencia, treinado pelo ex-volante Gennaro Gattuso, de 44 anos, figura histórica de 10 títulos do Milan e da seleção italiana campeã do mundo em 2006. O técnico do Celta de Vigo é o ex-meia argentino Eduardo Coudet, de 48 anos, que em 2021 pediu demissão do Internacional em pleno Campeonato Brasileiro.

PORTO EMPATA E SPORTING PERDE

NESTE SÁBADO (17), da sétima rodada do Campeonato Português, o Porto só conseguiu empatar (1 x 1) fora de casa com o Estoril, ao cair do pano, como se diz em Portugal, aos 54 minutos do 2º tempo, com o gol de pênalti do iraniano Mehdi Taremi. O gol do Estoril foi do ponta lisboeta Tiago Gouveia, emprestado pelo Benfica. O brasileiro Erison, emprestado pelo Botafogo, teve atuação discreta.

O BOAVISTA conseguiu a terceira vitória consecutiva, impondo-se ao Sporting por 2 x 1, no estádio do Bessa, gols do meio-campo lisboeta Bruno Lourenço, de 24 anos. O meia inglês Marcus Edwards, de 23 anos, marcou de cabeça o gol do Sporting, que caiu para o 8º lugar. O Boavista, invicto, é vice-líder com 16, a 2 pontos do Benfica, que recebe amanhã (18) o lanterna Marítimo, ainda sem pontuar, no estádio da Luz.

Fotos: Real Madrid e Notícias ao Minuto