DEPOIS DE PERDER O JOGO DE IDA POR 3 x 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Botafogo precisa ganhar por quatro gols, ou por três, para decidir nos pênaltis, com o América Mineiro, a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, o que seria um milagre na noite de hoje (14), no estádio Nilton Santos. Em 16 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Botafogo ainda não venceu por três gols.

BOM LEMBRAR QUE O BOTAFOGO só fez três gols em três jogos, ao vencer o Ceará por 3 x 1, na 2ª rodada, em Fortaleza, e na virada heroica sobre o Internacional por 3 x 2, em Porto Alegre. No estádio Nilton Santos, onde precisa ganhar pelo menos por três gols, para decidir nos pênaltis, na noite desta 5ª (14), o Botafogo só fez três gols na virada por 3 x 1 sobre o Fortaleza, na 6ª rodada, dia 15 de maio.

A VOLTA DE ERISON, ARTILHEIRO DO TIME na temporada com 11 gols, é um alento ao objetivo do Botafogo. Premido pela necessidade de vencer pelo menos por três gols, o técnico português Luis Castro vai para o tudo ou nada, com três no meio e três atacantes. O time terá Gatito, Saravia, Kanu, Joel Carli e Hugo; Romildo, Lucas Fernandes e Patrick de Paula; Vinicius Lopes, Erison e Mateus Nascimento.

FAZ 23 ANOS QUE O BOTAFOGO foi finalista da Copa do Brasil pela única vez, perdendo a decisão de 1999 para o Juventude (0 x 1 em Caxias do Sul e 0 x 0 no Maracanã, com 104 mil pagantes). Desde então, foi eliminado nas semifinais em 2007, 2008 e 2017. O América Mineiro só conseguiu chegar às semifinais em 2020, eliminado pelo Palmeiras (2 x 0 e 1 x 1). 

O BOTAFOGO TERÁ OUTRO ADVERSÁRIO MINEIRO, na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético, eliminado na noite de ontem (13) pelo Flamengo por 2 x 0. Atlético e Botafogo completarão 98 anos de confrontos, com ampla vantagem do Botafogo em 109 jogos: 48 vitórias, 35 derrotas, 26 empates. Em 54 jogos do Brasileiro, 21 vitórias do Botafogo, 19 do Atlético e 14 empates.

                                       DESAFIO DO PALMEIRAS CONTRA O SÃO PAULO

COM O CORINTHIANS CLASSIFICADO, Palmeiras e São Paulo disputam na noite de hoje (14) a segunda vaga do futebol paulista nas quartas de final da Copa do Brasil, no Allianz Parque. O São Paulo tem a vantagem do empate; o Palmeiras precisa ganhar por dois gols, ou pelo menos por um gol, para decidir nos pênaltis, depois de perder o jogo de ida no Morumbi por 1 x 0.

É APENAS A SEGUNDA VEZ, EM 17 confrontos eliminatórios, desde que o técnico português Abel Ferreira assumiu, que o Palmeiras precisa reverter um resultado desfavorável, e outra vez, frente ao São Paulo. Na decisão do Campeonato Paulista, o São Paulo venceu o primeiro jogo por 3 x 1, mas o Palmeiras ganhou o título com a goleada por 4 x 0, no jogo de volta, no Allianz Parque, local do jogo da noite de hoje (14).

BOM DIZER: embora com 22 títulos de campeão paulista; três vezes campeão da Libertadores e três vezes campeão mundial de clubes, o São Paulo ainda não ganhou a Copa do Brasil. Finalista pela única vez, perdeu a decisão de 2000 para o Cruzeiro (0 x 0 no Morumbi, 1 x 2 no Mineirão). Já o Palmeiras, tenta o 5º título da Copa do Brasil, que ganhou em 1998, 2012, 2015 e 2020, e vice em 1996.

Foto: Minha Torcida