NATURAL E COMPREENSÍVEL a empolgação dos botafoguenses com a campanha da equipe, segura e confiante, que lidera o Campeonato Brasileiro há 12 rodadas e ganhou 36 dos 42 pontos em 14 jogos. Invicta em casa, com a defesa menos vazada; o artilheiro; com mais 10 pontos do 2º e do 3º, e mais 12 pontos do 4º, 5º e 6º. São motivos de alegria, mas não para já preparar a festa, porque ainda há 24 rodadas, 72 pontos e quase quatro meses para o domingo, 3 de novembro.
O BOTAFOGO TEM QUASE 86% de aproveitamento e de 73% de chances do título, mas ainda é cedo para pensar em comemoração porque o futebol é caprichoso, traiçoeiro, que às vezes provoca decepções tão marcantes quanto às de grandes conquistas. O próprio técnico, depois do 2 x 0 no Grêmio, admitiu que “o caminho é longo”, embora tenha dito que “já dá para sentir o cheirinho”. Menos, Caçapa, menos.
AINDA QUE O BOTAFOGO, em 14 rodadas, tenha somado tanto ou mais pontos do que o Fluminense, campeão de 2010, e o Corinthians, campeão de 2011 e 2017, é bom continuar caprichando para melhorar o que está bom. Como ouvi tantas vezes, ainda garoto em Manaus, “cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém”.
Foto: Goal