DEPOIS DO JOGO DE DOMINGO (9) com o vice-líder Grêmio, o líder Botafogo sairá de Porto Alegre para a Argentina, onde fará 4ª feira (12) o primeiro jogo dos playoffs da Copa Sul-Americana com o Patronato, da cidade de Paraná, capital da província de Entre Rios, a 480 km da capital Buenos Aires. O jogo será às 7 da noite, no Estádio Presbítero Bartolomé Grelha, com gramado natural, em dimensões de Copa do Mundo – 105 x 68 -, e capacidade para 22 mil espectadores. O jogo de volta, dia 19, no Estádio Nilton Santos.

O PATRONATO disputou pela primeira vez a fase de grupos da Sul-Americana por ter ganhado a Copa Argentina de 2022, mas seu histórico é de clube da 3ª e da 4ª divisão, que não se sustentou, por maus resultados, na Série A em 2016, após conseguir o acesso em 2015. Club Atlético Patronato da Juventude Católica, assim fundado em 1/2/1914, substituiu a camisa azul escuro em 1920 pelo vermelho e preto, em listras verticais, em homenagem ao padre italiano Bartolomé Grelha, fanático pelo Milan, um dos fundadores, e também homenageado com o nome do estádio. 

O BOTAFOGO, se confirmar o favoritismo e vencer o Patronato nos playoffs, disputará as oitavas de final da Copa Sul-Americana com o Guarani (Paraguai), ex-clube de seu bom ponta Matias Segovia, de 20 anos. E de acordo com o chaveamento do sorteio, se eliminar o Guarani, adversário mais difícil, o Botafogo vai disputar as quartas de final com Emelec (Equador), Sporting Cristal (Peru) ou Defensa y Justicia (Argentina). 

O PATRONATO é dirigido, desde há duas semanas, pelo argentino Rodolfo de Paoli, de 44 anos, meia sem brilho, com encerramento precoce da carreira aos 22 anos. Ele é também narrador do Tyc Sports, canal líder de audiência nas transmissões de futebol na Argentina, e desde 2018, principal locutor do Pro Evolution Soccer da América Hispânica, segunda maior franquia de jogos eletrônicos do mundo, com mais de 100 milhões de cópias vendidas. 

                                                        BOTAFOGO ASSINA COM A LIGA FORTE FUTEBOL

O BOTAFOGO assinou contrato nesta 4ª feira (5) com a Liga Forte Futebol, que distribuirá mais de R$2.300 milhões com os clubes, com 40% dos valores de forma imediata, para negociar direitos comerciais e de mídia pelos próximos 50 anos, a partir de 2025. O contrato foi assinado com o Grupo União, mais novo integrante do bloco formado com a Liga Forte Futebol e a Libra.