MESMO QUE NÃO VENÇA, o Botafogo manterá a liderança pela 12ª rodada consecutiva, no jogo de amanhã (25), em que poderá ser o primeiro a ganhar do Palmeiras no Allianz Parque, onde o vice-líder está invicto na Série A, e em todas as outras competições, com 12 vitórias e 2 empates. O Palmeiras perdeu a invencibilidade para o Bahia, e no segundo confronto consecutivo com outro técnico português, poderá perder também a invencibilidade como mandante. 

NA SÉRIE A, O PALMEIRAS é o melhor mandante, com quatro vitórias – 2 x 1 no Cuiabá e no Corinthians; 3 x 1 no Coritiba; 4 x 1 no Grêmio, e 1 x 1 com o Bragantino -, e o Botafogo é o segundo melhor visitante, com três vitórias – 2 x 1 no Bahia; 3 x 2 no Flamengo; 1 x 0 no Cuiabá, e derrotas para o Goiás (2 x 1 de virada) e Athletico Paranaense (1 x 0). O melhor visitante é o Atlético Mineiro, com duas vitórias, três empates e a derrota para o Botafogo (2 x 0). 

O PALMEIRAS tem mais 10 vitórias que o Botafogo, nos 101 jogos que disputaram (39 a 29), e 33 empates. O jogo de amanhã (25), será o 58º do Campeonato Brasileiro, com 26 vitórias do Palmeiras, 15 do Botafogo e 16 empates. Como mandante, a vantagem do Palmeiras é ainda mais acentuada: 19 vitórias, 5 do Botafogo e 8 empates. É certo que história e estatistica não entram em campo, mas, de certa forma, exercem alguma influência psicológica.

O BOTAFOGO terá Luis Castro na área técnica. Depois de cumprir a suspensão automática pela expulsão na vitória sobre o Flamengo, em que reclamou muito da árbitra Edina Alves Batista, o técnico foi só advertido no julgamento de ontem (23) do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O lateral Rafael, também expulso no mesmo jogo, foi só advertido de que, na reincidência de falta grosseira, a punição será maior.

O PALMEIRAS terá quatro titulares importantes de volta: Weverton, Piquerez, Raphael Veiga e Rony, após os amistosos das seleções nas datas Fifa. O técnico Abel Ferreira pode promover também o retorno do zagueiro Murilo, recuperado de cirurgia no ombro, mas não contará com o volante Gabriel Menino, suspenso, que pode ser substituído por Fabinho ou Richard Rios, colombiano de 23 anos, que tem ficado mais como opção.

O BOTAFOGO conta com o retorno importante do meia Eduardo, um dos destaques da equipe na temporada. O técnico Luis Castro não antecipa a escalação, mas garante que “o Botafogo continuará equilibrado”. Dos 19 gols da equipe, que tem media de 1.72 por jogo, 9 foram marcados pelo artilheiro Tiquinho Soares, que converteu quatro pênaltis, e é o 2º em assistências (3), só com menos uma que o meia Lucas Evangelista, do Bragantino.

  • ANDERSON LUIS DARONCO, gaúcho de 42 anos, professor de educação física, Fifa desde 2014, terá como assistentes Rafael Alves e Kleber Gil, e Rafael Traci será o árbitro de vídeo. Na Série A de 2022, Daronco apitou Palmeiras 4 x 0, dois gols de Rony, um de Gustavo Scarpa e outro de Wesley, o que é lembrado com otimismo pelos palmeirenses mais supersticiosos. Daronco apitou 35 jogos do Palmeiras, que ganhou 21, empatou e perdeu 7.
  • O PALMEIRAS muda o patrocínio master da camisa no jogo de amanhã (25): sai Crefisa, entra FAM, ambas, empresas da presidente Leila Pereira, sócia do marido José Roberto Lamacchia, que a fez gostar também do Palmeiras e a incentivou a ser a primeira mulher presidente. Criada em 1964, a Crefisa é uma empresa de crédito com quase dois milhões de clientes; a FAM, instituição de ensino privada, desde 1999, tem mais de 5 mil alunos.
  • DESDE 2015, quando Crefisa e Fam passaram a patrocinar o futebol do clube, o Palmeiras ganhou 12 títulos: três campeonatos paulistas, três brasileiros, duas Libertadores, duas Copas do Brasil, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana. Já o Botafogo tem o patrocínio master da Parimatch, marca de apostas, criada em 1994, uma das líderes nos cinco continentes, principalmente na Europa e na América Latina.
  • A COMISSÃO TÉCNICA do Palmeiras ganhou ontem (23) o prêmio da Confederação Nacional de Futebol pelos três títulos de 2022: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Recopa Sul-Americana. 
  • O BOTAFOGO ofereceu ao Belgrano 3.500 mil dólares pelo meia Bruno Zapelli, de 21 anos, mas o clube argentino respondeu que só negocia por 8 milhões de dólares (R$38.60