Escolha uma Página

HÁ COISAS QUE SÓ FREUD explica; outras, só os deuses do futebol. O Botafogo ainda não havia vencido em cinco jogos no returno. O Fortaleza havia ganhado todos os cinco jogos do returno, e sem sofrer gol. O Botafogo voltou à Arena Castelão e repetiu os 3 x 1 da virada do turno no estádio Nilton Santos.

A 1ª VITÓRIA DE SETEMBRO do Botafogo teve o sabor especial dos dois primeiros gols do meia Eduardo, de 32 anos, aos 19 minutos, concluindo jogada de Jeffinho, e aos 35, de cabeça, após escanteio de Marçal. Eduardo é casado com Stéphannie, filha do campeão mundial Bebeto, campeão do Rio-São Paulo de 98 no Botafogo.

OS QUASE 60 MIL torcedores tentaram jogar com o Fortaleza, quando o árbitro marcou o pênalti de Bruno Mezenga pisando no pé de Tiago Galhardo, aos 7 do 2º tempo, mas Gatito fez duas excelentes defesas, na cobrança de Robson e no rebote de Pedro Rocha. Aí o Botafogo ganhou fôlego, fez o 3º e no final quase marcou o 4º.

FOI DE CANHOTA e de fora da área que o lateral Marçal acertou o ângulo direito do goleiro Fernando Miguel aos 18. Seis minutos depois, o Fortaleza voltou a ter ânimo quando Moisés fez seu chamado gol de honra, mas não foi além. O Botafogo soube manter o domínio e até quase fez o 4º gol com Gabriel Pires.

FOI A 5ª VITÓRIA em 12 jogos como visitante, depois de 3 empates e 4 derrotas. Tão importante quanto à subida ao 13º lugar com 30 pontos e 8 vitórias, são os dois próximos jogos com o calor da torcida no estádio Nilton Santos: domingo (11) com o América Mineiro, e no sábado (17), com o Coritiba.

O TIME QUE VOLTOU a vencer depois de cinco jogos: Gatito, Rafael (Bruno Mezenga), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo (Gabriel Pires); Victor Sá (Lucas Piazon), Tiquinho Soares (Junior Santos) e Jeffinho (Kanu). Uma vitória para aliviar o técnico português Luis Castro.

FORTALEZA 1 x 3 BOTAFOGO registrou R$1.065.090,00. 54.505 pagantes, segundo maior público da Arena Castelão, com todos os ingressos vendidos com mais de uma semana de antecedência. Os torcedores do Fortaleza, após cinco vitórias sem sofrer gol, tiveram comportamento civilizado, saindo do estádio de forma tranquila.

EMPATE DO SÃO PAULO FOI BOM

O EMPATE DO VISITANTE São Paulo em 1 x 1 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, foi bom para o Botafogo, mesmo com vitória, a não cair uma posição, o que teria acontecido se o São Paulo houvesse vencido. Deyverson, ex-Palmeiras, fez de pênalti o gol do Cuiabá; o do São Paulo foi contra do zagueiro Marlon, no 2º tempo.

FORTALEZA, 12º. BOTAFOGO, 13º, iguais com 30 pontos, 8 vitórias. O São Paulo, 14º, 30 pontos, mas menos duas vitórias. O São Paulo poupou 10 titulares para o jogo de 5ª (8), no Morumbi, com o Atlético Goianiense, decidindo a vaga na final da Copa Sul-Americana.

Fotos: Vitor Silva / Botafogo FC