CINCO DAS DEZ EQUIPES que abrem hoje (22) a 16ª rodada são dirigidas por técnicos estrangeiros, que representam maioria na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. No Allianz Parque, o confronto do português Abel Ferreira, do Palmeiras, 6º c om 25 pontos, com o argentino Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, 9º com 23 pontos. Antes do jogo, o protesto da torcida Mancha Verde contra o presidente do Palmeiras pela falta de contratação de reforços.
NO MARACANÃ, com amplo favoritismo, o Flamengo, do técnico argentino Jorge Sampaoli, vice-líder com 27 pontos, recebe o América Mineiro, 20º com 9 pontos, do técnico paulista Vagner Mancini. É confronto do ataque mais positivo, o do Flamengo, com 27 gols, com a defesa mais vazada, que sofreu 32 gols em 15 rodadas. O Flamengo vem de empates com Palmeiras e Fluminense. O América ainda não venceu como visitante.
NOS DOIS JOGOS do início da noite, o Cuiabá, do técnico português Antonio Oliveira, 13º com 19 pontos, recebe na Arena Pantanal o São Paulo, do técnico paulista Dorival Junior, 4º com 25 pontos. O Bahia, do técnico português Renato Paiva, 16º com 13 pontos, joga em casa com o Corinthians, do técnico Vanderlei Luxemburgo, 15º com 15 pontos, e no último jogo da noite, o confronto de técnicos gaúchos, Renato Portaluppi, do Grêmio, 3º com 26 pontos (menos um jogo), e Luiz Felipe Scolari, do Atlético Mineiro, 12º com 21 pontos.
Bruno Lage
AMANHÃ, na Vila Belmiro, sem público, o visitante Botafogo, líder com 39 pontos, promove a estreia do técnico português Bruno Lage no Campeonato Brasileiro, com o Santos, 14º com 16 pontos, do técnico gaúcho Paulo Turra. Outra estreia, amanhã (23), é a do argentino Eduardo Coudet, do Internacional, 11º com 22 pontos, que visita o Bragantino, do português Pedro Caixinha, 7º com 24 pontos, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
EM BELO HORIZONTE, amanhã (23), outro confronto de técnicos portuguses: Pepa, do Cruzeiro, 10º com 22 pontos, recebe o Goiás, de Armando Evangelista, 17º com 12 pontos. Em São Januário, sem público, o Vasco, 19º com 9 pontos, promove a estreia do argentino Ramon Diaz, no jogo com o Athletico Paranaense, 8º com 23 pontos, ainda com o baiano Wesley Carvalho como técnico interino.
A 16ª RODADA SERÁ CONCLUÍDA 2ª feira (24) por técnicos brasileiros: o Coritiba, 18º com 11 pontos, do técnico paulista Guto Ferreira, recebe no Estádio Couto Pereira, no Alto da Glória, o Fluminense, do mineiro Fernando Diniz, 5º com 25 pontos. Em resumo: 7 técnicos portugueses; 4 técnicos argentinos, 9 técnicos brasileiros.
Fotos: Divulgação