Escolha uma Página

FEVEREIRO DE 2023 terminou de forma excepcional para Casemiro. Dois dias depois de ganhar a Copa da Liga Inglesa, marcando o primeiro gol e eleito o melhor dos 2 x 0 do Manchester United no Newcastle, e um dia depois de ser o único brasileiro na seleção dos melhores do mundo de 2022 da Fifa, Casemiro ganhou outro título.

CASEMIRO, O SENHOR DAS FINAIS. Assim ele passou a ser tratado, depois da Supercopa da Europa de 2022, seu último dos 18 títulos em nove temporadas no Real Madrid, ganho em agosto, com 2 x 0 no Frankfurt, e após os 2 x 0 de domingo (26) no Newcastle, na final da Copa da Liga Inglesa, no mítico estádio de Wembley.

CASEMIRO HAVIA GANHADO a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa com o Real Madrid, onde acumulou, em nove temporadas, três Mundiais de clubes, três campeonatos espanhóis e quatro Ligas dos Campeões. O Manchester United gastou 60 milhões de euros (R$312 milhões) para tê-lo sob contrato até julho de 2027.

O TÉCNICO ERIK TEN HAG, ex-zagueiro holandês de 53 anos, que assumiu em maio de 2022, é só elogios: “Casemiro não só marca bem, mas é capaz de fazer gol. Gosto muito do futebol dinâmico dele, que troca de posição e de função com frequência. Em pouco tempo, passou a fazer parte do nosso plano ofensivo”.

O EX-TÉCNICO ALEX FERGUSON, ex-atacante de 81 anos, recordista de 1.500 jogos e 38 títulos, em 27 anos no Manchester United, resumiu: “Casemiro era a peça que faltava no comando da equipe”. E também deu a “benção” ao técnico: “Ten Hag encontrou o espírito vencedor do nosso clube. Está no caminho certo”.

O ZAGUEIRO PHIL JONES, inglês de 31 anos, companheiro de time de Casemiro, também exalta o volante brasileiro: “A forma natural como ele joga e lidera é contagiante. Ele sabe acalmar e passa muita segurança e confiança. Casemiro foi uma aquisição que se encaixou como luva ao nosso grupo”.

POUCOS SABEM, mas o volante brasileiro, revelado na base do São Paulo em 2002, de onde saiu para a Europa em 2013, com primeira escala no Porto e depois no Real Madrid, tem nome extenso: Carlos Henrique José Francisco Venancio Casimiro, registrado com i no tabelião de São José dos Campos, mas depois escrito com e.

O LADO SUPERSTICIOSO foi revelado, tempos depois, por ele próprio, que adota discrição no que diz: “Na súmula de um dos meus primeiros jogos pelo São Paulo, escreveram com i. Como fiz bom jogo e o time venceu, pedi que fosse mantido Casemiro com e. Sou mesmo muito supersticioso” – confessa com sorriso tímido.

Fotos: Divulgação