EM REUNIÃO do Conselho Técnico, na sede da cidade de Zurique, no Norte da Suíça, as 211 federações-membro da Fifa aprovaram hoje (11) a realização da 24ª Copa do Mundo, em 2030, em nove cidades da Espanha, seis do Marrocos e duas de Portugal.

PELA PRIMEIRA VEZ, a Copa do Mundo será disputada em seis países de três continentes, com o jogo de abertura no estádio Centenário de Montevidéu, onde o Uruguai promoveu e ganhou a 1ª Copa do Mundo em 1930, vencendo a Argentina por 4 x 2 na decisão.

A CONFEDERAÇÃO Sul-Americana tentou que Uruguai, Argentina e Paraguai fossem sedes para comemorar os 100 anos da Copa do Mundo, mas não teve apoio da Europa, sede em 2018 na Rússia, que ficaria três Copas consecutivas sem organizar o maior torneio de seleções do mundo.

A SOLUÇÃO FOI oferecer os três primeiros jogos na América do Sul, atendendo os finalistas de 1930, Uruguai e Argentina, e o Paraguai, que está construindo o estádio Osvaldo Dominguez Dibb, em homenagem ao pai de Alejandro Dominguez, presidente da Confederação Sul-Américana.

O JOGO NA ARGENTINA será no moderno Estádio Monumental do River, em Buenos Aires, o maior da América do Sul – 84.567 lugares -, sede da abertura e da final da Copa do Mundo de 1978, última das sete com 16 seleções, porque a de 1982 foi a primeira das quatro com 24 seleções.

TAMBÉM NA REUNIÃO de hoje (11), na Suíça, a Fifa aprovou a Arábia Saudita, candidata única, como sede da 25ª Copa do Mundo, em 2034. Os sauditas anteciparam que organizarão o torneio em 15 estádios e em cinco cidades-sedes, com abertura e encerramento na capital Riad.

Foto: Reprodução/Twitter