ARTILHEIRO DO BRASIL em 2024, com 30 gols em 40 jogos, Pedro foi cortado da seleção brasileira na tarde desta 4ª feira (4), ao torcer o joelho esquerdo durante o treino tático no CT do Caju, do Athletico Paranaense, a dois dias do jogo com o Equador pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
DEPOIS DE TRÊS SEMANAS de tratamento de uma lesão na face posterior do músculo da coxa esquerda, aos 35 minutos do 1º tempo do jogo da Libertadores com o Bolívar, dia 16 de agosto, no Maracanã, Pedro voltou no primeiro domingo (1) de setembro, fez o gol de pênalti aos 11 minutos, na derrota para o Corinthians, e foi substituído 26 minutos depois.
O FLAMENGO só vai se pronunciar depois que Pedro se reapresentar e for examinado pelos médicos do clube. Ao anunciar a desconvocação, a CBF emitiu nota informando que “após o atleta ter sido submetido a exame clínico e ressonância magnética, foi confirmada a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo”.
O MÉDICO LÍDIO TOLEDO – 1933 – 2011 -, com quem convivi, no Botafogo e na seleção, nas Copas de 70 e 74, me disse: “Os ligamentos cruzados controlam o movimento do joelho para frente e para trás. O ligamento cruzado anterior (caso de Pedro) cruza o centro do joelho e impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur, e dá estabilidade rotacional ao joelho”.
NA SEQUÊNCIA da explicação, disse o Dr. Lídio Toledo: “Os ligamentos cruzados são encontrados no interior da articulação do joelho, se cruzam e formam um x. A lesão no ligamento cruzado anterior, geralmente se dá pela mudança rápida de direção do joelho; pela redução da velocidade durante a corrida, e no contato direto de uma disputa de bola”.
CADA CASO É UM CASO, mas o avanço da tecnologia, segundo me dizia o médico dos tricampeões mundiais, “pode fazer com que a recuperação de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho seja de seis meses, às vezes, um pouco mais”. É o que saberemos dos médicos do Flamengo.
ARTILHEIRO DO FLUMINENSE em 2018, Pedro foi convocado por Tite para dois amistosos, mas se contundiu, foi cortado e substituído por Richarlison, então companheiro de time. Em setembro de 2019, vendido à Fiorentina, Pedro estreou em 11 de novembro, em jogo com o Parma.
PEDRO precisou fazer trabalho específico durante um mês, passou nos testes físicos, mas o técnico Vicenzo Montella preferia o sérvio Dusan Vlahovic, hoje na Juventus de Turim, e o tempo de Pedro na equipe principal da Fiorentina não foi além de um jogo.
PEDRO foi emprestado ao Flamengo em janeiro de 2020, e comprado em dezembro do mesmo ano, por 14 milhões de euros (R$87 milhões), terminando a temporada com 20 gols em 39 jogos. Em 2023, fez 35 gols em 61 jogos. Artilheiro do Brasileiro de 2024 com 11 gols, é o nono desfalque do Flamengo, que só voltará a defender em 2025.
SEM PEDRO, o técnico Dorival Junior praticamente definiu o trio do Real Madrid no ataque da seleção para o jogo de 6ª feira (6) com o Equador: Rodrygo, Endrick e Vinicius Jr. Na zaga, sai Marquinhos (PSG), entra Gabriel Magalhães (Arsenal). No meio, sai João Gomes, entra André, ambos do Wolverhampton, 18º da Premier League.
POUCO DEPOIS do corte de Pedro, o técnico anunciou a convocação de João Pedro, de 22 anos, atacante do Brighton, 3º colocado da Premier League. Paulista de Ribeirão Preto, João Pedro joga na Inglaterra desde 2018, quando foi vendido pelo Fluminense ao Watford.
Fotos: Rafael Ribeiro / CBF e Reprodução