Com o ataque mais positivo e o artilheiro do campeonato, o Flamengo pode superar o desafio da tarde deste penúltimo domingo (21) de julho e ser o primeiro a fazer gol e a vencer o tricampeão paulista na Arena Corinthians no Brasileirão 2019. A cobrança dos torcedores, agitando o aeroporto no embarque para São Paulo, pode se transformar em estímulo para o time, quatro dias após a eliminação da Copa do Brasil, em que a perda do primeiro pênalti continuará custando caro a Diego.

MOTIVAÇÃO – É o que não falta ao Flamengo para o jogo com o Corinthians. O time já entrará sabendo do resultado do vice-lider Santos, que jogará horas antes como visitante com o Botafogo, e mesmo que o Santos vença, só a perda da invencibilidade do Palmeiras já serve como grande alento. O Flamengo precisa ganhar do Corinthians porque a derrota pode até representar a saída do G4, se na mesma hora o Atlético Mineiro vencer o Fortaleza, o que parece ter o aval da lógica por ser o jogo em Belo Horizonte.

ATAQUE x DEFESA –A rodada é importante e o jogo com o Corinthians decisivo para que o Flamengo fique só a três pontos do Santos e do Palmeiras, se o Santos ganhar do Botafogo. Mas o Flamengo tem que entrar com sua marca registrada de time vencedor, no jogo do ataque mais positivo com a defesa menos vazada. Em nove jogos, o Corinthians sofreu apenas cinco gols, nos 3 x 2 do Bahia, em Salvador; no 1 x 1 com o Vasco, em Brasília, e na derrota (1 x 0) para o Santos.

ARENA CORINTHIANS é uma fortaleza a ser vencida: 1 x 0 na Chapecoense, no São Paulo e no CSA, e 0 x 0 com o Grêmio. A defesa do Corinthians tem bloqueado e travado muito bem as finalizações: em quatro jogos, só quatro chutes na direção do gol de Cassio. É o primeiro jogo do seu novo técnico como visitante e ele há de ter visto no aeroporto uma amostra do que é a cobrança da torcida do Flamengo. O time precisa melhorar o retrospecto fora de casa em que só venceu o (quase) lanterna CSA. É pouco.

MAS, EM TERMOS DE ESCRITA, o técnico do Corinthians tem uma contra. Fabio Carille ainda não conseguiu comemorar vitória sobre o Flamengo. Em 2017, ficou no 1 x 1 na Arena Corinthians e perdeu (3 x 0) na Ilha do Governador. Em 2019, ao voltar da Arábia Saudita, foi eliminado pelo Flamengo com dois 1 x 0, nas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena e no Maracanã. A torcida do Flamengo só espera que o técnico do Corinthians não quebre a escrita neste penúltimo domingo (21) de julho.

Foto: Fernando Roberto