RECORDISTA de 25 títulos no Real Madrid, onde chegou aos 18 anos, em novembro de 2006, comprado do Fluminense por 7 milhões de dólares, o lateral-esquerdo carioca Marcelo anunciou a aposentadoria nesta 5ª feira (6), aos 36 anos, depois de 546 jogos, 58 gols e 17 assistências.
![](https://denimenezes.com/wp-content/uploads/2025/02/marcelo-Clipboard01.jpg)
COM CINCO Champions; quatro Mundiais de clubes; três Supercopas da Europa; seis campeonatos espanhóis; cinco Supercopas da Espanha e duas Copas do Rei da Espanha, Marcelo fez o gol do título da 10ª Champions, em Lisboa, e foi o capitão da 14ª Champions, em Paris.
O PRESIDENTE Florentino Perez, engenheiro civil de 71 anos, responsável pelas maiores contratações do Real Madrid, resumiu emocionado após o último jogo do lateral: “Em 16 temporadas, honrando nossa camisa, Marcelo é uma das maiores legendas em 122 anos de história do clube”.
![](https://denimenezes.com/wp-content/uploads/2025/02/marcelo_real_madrid_-_gettyimages-1052587370.jpg_416171918.webp)
O PRESIDENTE Ramon Calderon, que comprou Marcelo, disse em 2006: “O Real Madrid acaba de trazer do Brasil, uma joia rara, que mais da metade da Europa queria”. Terceiro estrangeiro com mais jogos, depois do croata Luka Modric e do francês Karim Benzema, Marcelo está na história do Real.
HOMENAGEADO pelo Fluminense, que deu seu nome ao estádio Marcelo Vieira da Silva Júnior, da escolinha de Xerém, de onde foi uma das maiores revelações, o hoje ex-lateral continua bem-sucedido na gestão empresarial. E se despediu do clube do coração ganhando a inédita Libertadores.
Foto: TNT Sports, Metrópoles e JCJoinville