O FLAMENGO TEM VANTAGEM no retrospecto de 16 jogos – 7 vitórias, 4 derrotas, 5 empates -, mas os jogos das oitavas de final, que disputarão em agosto, dia 2 no Maracanã, e dia 9 no Paraguai, serão de desempate na Libertadores, em que cada um venceu dois dos oito jogos, e houve quatro empates. O equilíbrio é acentuado desde os primeiros jogos que disputaram na Libertadores, com empates no Rio e em Assunção, quando o Flamengo foi campeão em 1981.

24 DE JULHO DE 1981 – Flamengo 1 x 1 Olímpia 1.

14 DE AGOSTO DE 1981 – Olímpia 0 x 0 Flamengo.

FLAMENGO E OLÍMPIA se reencontram no mata-mata das oitavas de final da Libertadores de 2023, dois anos depois de terem feito os dois últimos jogos, com duas goleadas do Flamengo. A primeira, 3ª feira, 11 de agosto de 2020, por 4 x 1, no Estádio Manuel Ferreira, em Assunção: Olímpia 1 x 4 Flamengo, Gabriel (2), Arrascaeta e Vitinho, primeira vitória sobre o Olímpia, em Libertadores, depois de quatro empates e duas derrotas do Flamengo, em 1981, 2002 e 2012.

NESSA 1ª VITÓRIA DO FLAMENGO, em Libertadores, só 2 mil torcedores puderam entrar, mostrando o certificado de vacina da Covid. Um choque entre Arrascaeta e Salazar paralisou o jogo por 10 minutos, com ambulância em campo para atender o jogador paraguaio. O VAR fez o árbitro argentino Fernando Rapallíni marcar pênalti em Arrascaeta e retirar o cartão vermelho da expulsão de Filipe Luis. O Flamengo se queixou de manifestações racistas.

NO JOGO MAIS RECENTE, 3ª feira, 18 de agosto de 2021, pelas quartas de final, Flamengo 5 x 1 Olímpia, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com o máximo de 11.200 torcedores, permitidos pelas autoridades sanitárias. Gabriel (2), Arão, Bruno Henrique e Salcedo (contra), já com 2 x 1 no 1º tempo. O time do último Flamengo x Olímpia: Diego Alves, Rodinei (Mateuzinho), Bruno Viana, Leo Pereira e Filipe Luis (Ramon); Arão, Diego Ribas, Everton Ribeiro (Pedro) e Arrascaeta (Michael); Gabriel e Bruno Henrique (Vitinho). Técnico – Renato Gaúcho.

SE PASSAR PELO OLÍMPIA, o que é muito provável, por ser bem superior, o Flamengo poderá o Fluminense como adversário nas quartas de final, desde que o tricolor elimine o Argentinos Juniors. O chaveamento pode até recolocar Flamengo e Palmeiras em outra decisão da Libertadores, tal como aconteceu no sábado, 27 de novembro de 2021, quando o Palmeiras venceu por 2 x 1 na prorrogação, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

                       FLAMENGO MULTA GABRIEL POR DISCUSSÃO

O FLAMENGO ANUNCIOU pouco antes de conhecer o Olímpia como adversário nas oitavas de final da Libertadores, que o atacante Gabriel foi multado, sem revelar o valor, pela discussão com o vice-presidente Marcos Braz, no intervalo do jogo de sábado (1), no Maracanã, com o Fortaleza. O atacante torceu o tornozelo, após marcar o gol, e reclamou com o dirigente sobre as condições do gramado, no que foi contestado.

O BATE-BOCA CONTINUOU, em tom ainda mais áspero, depois que Gabriel se irritou, ao ser comunicado pelo médico de que teria que ficar no estádio até o final do jogo para fazer o exame antidoping. A revolta do jogador levou o dirigente a repreendê-lo novamente, e a irritação do atacante aumentou, mas alguns jogadores intervieram para evitar que o problema se agravasse.

OS JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL

O SORTEIO DA TARDE desta 4ª feira (5), na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, na cidade de

Luque, a 15 km de Assunção, capital do Paraguai, estabeleceu os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores de 2023, nos dias 2 e 9 agosto. Os primeiros colocados de cada grupo disputarão o segundo jogo como mandantes.

Nacional de Medellin (Colômbia) x RACING (Argentina).

Bolívar (Bolívia) x ATHLETICO PARANAENSE.

Flamengo x OLÍMPIA, do Paraguai.

Atlético Mineiro x PALMEIRAS.

Deportivo Pereira (Colômbia) x INDEPENDIENTE DEL VALLE (Equador).

Argentinos Juniors x FLUMINENSE.

River Plate x INTERNACIONAL.

Nacional (Uruguai) x BOCA JUNIORS.