Escolha uma Página

ESTE ÚLTIMO DOMINGO (29) DE MAIO FOI MUITO ESPECIAL EM MADRID, a capital dos maiores campeões do futebol da Europa, que fecharam a temporada 2021-2022 com o 14º título da Liga dos Campeões, após a conquista do 35º Campeonato Espanhol. Sob sol e temperatura de 20 graus, o dia seguinte dos campeões começou com a missa na Catedral de Madrid, primeira da Espanha consagrada por um Papa, na visita de João Paulo II em 1993.

EMBORA MUITO CANSADOS, por terem dormido pouco, os campeões se mostravam bem relaxados, todos em traje completo, mas de tênis, assim como o Rei de Espanha, Filipe VII, madrilenho de 54 anos. Na saída da missa, o Rei posou ao lado de Marcelo, de óculos escuros, Luka Modric e Vinicius Jr. A catedral é a sé episcopal da Arquidiocese de Madrid, tem 102 metros de comprimento e 73 de altura.

BOM DIZER: a arquitetura da catedral é maravilhosa pela mistura de vários estilos: neorromântico na cripta; neogótico no interior e neoclássico no exterior. Visitada por um milhão de turistas ao ano, é a primeira catedral da Espanha consagrada por um Papa, na visita de João Paulo II, em junho de 1993. Foi o Papa adotado pela torcida do Fluminense no tricampeonato carioca 83-84-85, com a bênção João de Deus.



ÚNICO BRASILEIRO A ERGUER A TAÇA, COMO CAPITÃO DO REAL MADRID, MARCELO, de 34 anos, carioca de 12 de maio de 1988, encerrou a carreira no maior campeão da Europa, iniciada em 7 de janeiro de 2007, com 38 gols em 532 jogos e o recorde de 25 títulos. Quando os jogadores desceram na Praça Cibeles, ponto tradicional das comemorações do Real Madrid e das seleções de futebol e basquete da Espanha, Marcelo não conteve a emoção ao ser aclamado pela multidão.

MARCELO LEVOU OS TORCEDORES AO DELÍRIO ao dizer: “Como capitão do maior e melhor clube do mundo, tenho a honra de ter vestido a camisa do Real Madrid em mais de 500 jogos e de estar comemorando com todos vocês o último dos 25 títulos que conquistei com o apoio madridista. Não preciso dizer porque todos sabem o quanto amo o Real Madrid”.

OS TORCEDORES FICARAM AINDA MAIS EMPOLGADOS, quando Marcelo mostrou o anel no dedo indicador direito, com cinco escudos do clube, simbolizando as cinco Ligas dos Campeões, que ganhou como um dos recordistas, com Casemiro, Kroos, Modric e Benzema. Bom lembrar: Marcelo ganhou 6 campeonatos espanhóis; 5 Champions; 5 Supercopas da Espanha; 4 Mundiais de clubes; 3 Supercopas da Europa e 2 Copas do Rei. 25 vezes Marcelo da Silva Vieira Junior, maior campeão brasileiro da história de 120 anos do Real Madrid Club de Futbol.

NA SEQUÊNCIA DO DOMINGO DE FESTA, os jogadores foram recebidos pela presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Diaz Ayuso, linda madrilenha de 43 anos, do Partido Popular, que saudou os campeões e recebeu do presidente Florentino Perez, de 75 anos, engenheiro civil e uma das grandes fortunas da Espanha, uma réplica da taça e uma camisa personalizada. Ela não se conteve: “Não existe no mundo paixão maior do que ser madridista”.

RECORDISTA COM QUATRO TÍTULOS EM CINCO FINAIS, o técnico italiano Carlo Ancelotti, duas vezes campeão no Milan e no Real Madrid, manteve a discrição habitual nas comemorações, transferindo os méritos aos jogadores e ao presidente. Ancelotti recebeu mensagens dos técnicos franceses Arsène Wenger, de 17 títulos no Arsenal de Londres, entre 1996 e 2018, e Didier Deschamps, terceiro campeão da Copa do Mundo como jogador (1998) e técnico (2018), depois de Zagallo e Beckenbauer.

Paulo Roberto Falcão, um dos notáveis da seleção na Copa do Mundo de 1982, ao lado deCarlo Ancelotti, recordista de títulos da Liga dos Campeões, dois no Milan, dois no Real Madrid, em cinco finais, foram do meio-campo campeão italiano de 1982-83 da Roma. Afoto dos dois foi conseguida em trabalho de pesquisa do repórter fotográfico Marcelo Santos,que coordena e publica nossos trabalhos no Blog e no Facebook.


ANCELOTTI TAMBÉM FICOU FELIZ com a mensagem de José Mourinho, técnico português mais bem-sucedido no mundo, campeão no Porto, Chelsea, Internazionale, Manchester United, Real Madrid e na Roma. O técnico italiano também não escondeu a emoção com a mensagem de Paulo Roberto Falcão, com quem formou, e com o austríaco Prohaska, o meio-campo campeão italiano de 82-83 na Roma. Ancelotti diz que “Falcão foi um dos mais técnicos e inteligentes, com uma visão de campo como poucos”.

REAL MADRID e EINTRACHT FRANKFURT disputarão dia 10 de agosto o jogo único da decisão da Supercopa da Europa, no Estádio Olímpico de Helsinque, capital da Finlândia. Antes, o Real Madrid espera que dois de seus campeões sejam anunciados como os vencedores do prêmio mais importante da temporada 2021-2022: o goleiro belga Courtois, com a Luva de Ouro, e o artilheiro francês Benzema, com a Bola de Ouro.

68 DETIDOS COM INGRESSOS FALSOS, todos de torcedores ingleses, a causa do atraso inédito de 37 minutos no início de uma final da Liga dos Campeões. O presidente Aleksander Ceferin, da União Europeia de Futebol, se solidarizou com a Federação Francesa e com as autoridades de segurança da França. O Liverpool foi além, pedindo abertura de investigação e classificando o episódio como “inaceitável”.Ftoso: Real Madrid