NO RECOMEÇO do Campeonato Brasileiro, não há como deixar de atribuir favoritismo ao líder Botafogo, no jogo da noite deste sábado (14), no estádio Nilton Santos, com o Corinthians, que perdeu 9 dos 13 jogos como visitante, 8 sem fazer gol, não à toa 17º, tentando evitar o rebaixamento.
O BOTAFOGO tem o dobro de pontos do Corinthians (50 a 25). O Botafogo tem o triplo de vitórias do Corinthians (15 a 5). O Botafogo sofreu menos da metade das derrotas do Corinthians (5 a 11). O Botafogo, ataque mais positivo, tem quase o dobro de gols do Corinthians (43 a 22).
O BOTAFOGO tem a metade dos empates do Corinthians (5 a 10). O Botafogo divide com o Palmeiras o mais elevado saldo de gols (19). O Corinthians, 4ª defesa mais vazada, tem saldo devedor de 9 gols. O Botafogo venceu 9 dos 12 jogos em casa, 6 sem sofrer gol. O Corinthians só fez 5 gols em 13 jogos fora de casa e só ganhou 1 jogo.
COINCIDÊNCIA: o Botafogo assumiu a liderança e o Corinthians entrou no rebaixamento, na 7ª rodada, na noite do sábado, 1 de junho, com o gol de Junior Santos, calando mais de 40 mil, na primeira vitória na Arena Corinthians, 10 anos depois da inauguração.
OUTRA COINCIDÊNCIA, que sempre agrada a Reinaldo Gama, Washington Rope, Maurício Menezes e outros botafoguenses supersticiosos de nascença: o gaúcho Anderson Daronco também será o árbitro da noite deste sábado (14). O Botafogo ainda não perdeu com ele apitando.
SE MANTIVER a média de 2 pontos por jogo, o Botafogo será campeão brasileiro de 2024 com 76 pontos, superando os 70 do Palmeiras em 2023. Dos 12 jogos restantes, 5 no Nilton Santos: Grêmio, Criciúma, Vasco, Cuiabá e Vitória. Visitante: Athletico, Bragantino, Atlético, Palmeiras, Internacional, Fluminense e São Paulo, na última rodada, 8 de dezembro.
PELA PRIMEIRA VEZ, o português Artur Jorge, suspenso, será substituído na área técnica pelo assistente Franclim Carvalho. A escalação não foi anunciada, mas o lateral Alex Telles, de 31 anos, de volta após 10 anos na Europa, e o ponta Vitinho, de 23 anos, podem estrear no Botafogo.
O CORINTHIANS não terá os zagueiros Felix Torres e Cacá; o volante Charles e o atacante Yuri Alberto, suspensos, e pode promover a estreia do meia peruano André Carrillo, de 33 anos, e o retorno do atacante espanhol Hector Hernandez, de 29 anos, recuperado de contusão.
O LANTERNA Atlético Goianiense, 20º com 18 pontos, recebe o Vitória, 18º com 22 pontos, no único jogo da tarde de hoje (14), abrindo a 26ª rodada, no estádio Antonio Accioly. No primeiro jogo da noite, o vice-líder Fortaleza, com 48 pontos, visita o Athletico, 12º com 29, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 18h30.
Fotos: Terra