O MATA-MATA DAS OITAVAS DE FINAL, que começa a disputar com o Atlético, na noite desta 4ª feira (22), no Mineirão, é muito importante para o Flamengo assegurar participação na Libertadores de 2023. Na atual fase adversa, em 14º no Campeonato Brasileiro, em que só os quatro primeiros se classificam, o Flamengo pode se garantir com a Copa do Brasil, em que apenas o campeão tem vaga na Libertadores.

O FLAMENGO É O TERCEIRO COM MAIS TÍTULOS, entre os dezesseis das oitavas de final, ganhador da Copa do Brasil de 1990, 2006 e 2013, além de ter sido quatro vezes vice-campeão e sete vezes semifinalista. O Atlético, atual campeão, ganhou também em 2014, foi vice-campeão em 2016 e três vezes semifinalista. O jogo de volta será dia 13 de julho no Maracanã.

O TÉCNICO DO FLAMENGO decidiu mexer pouco na escalação que iniciou domingo (19), na derrota por 2 x 0, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saíram Airton Lucas e Vitinho, entrando Filipe Luis na lateral, e Arrascaeta, que terá função mais ofensiva. Willian Arão, que pode estar de saída para o Fenerbahçe, da Turquia, desta vez inicia com João Gomes, Andreas e Everton Ribeiro, revezando-se na defesa e no ataque.

DORIVAL JUNIOR espera que o time tenha postura bem diferente do jogo anterior, em que, no entender dele, aceitou de modo muito passivo o domínio do Atlético. O técnico argumenta que “é outro jogo, é outra competição e o desempenho precisa também ser outro, bem diferente, com muito mais pegada”. Dorival acredita que o Flamengo terá atuação mais segura, após duas derrotas.

O ATLÉTICO MINEIRO não terá o meia Jair, que fraturou a mão no 2 x 0 de domingo (19), e será substituído por Otávio, ao mesmo tempo em que a recuperação de Sávio dá outra opção ao técnico argentino Antonio “Turco” Mohamed, agora bem mais aliviado da pressão, para o decorrer do jogo. Nas demais posições, a equipe que iniciou o jogo anterior será mantida. O paulista Luiz Flavio Oliveira será o árbitro.

CORINTHIANS x SANTOS

VICE-LÍDER, ÚNICO INVICTO em casa e melhor mandante do Campeonato Brasileiro, o Corinthians recebe o Santos, na noite de hoje (22), na Arena Corinthians, em jogo de técnicos estrangeiros. O português Vítor Pereira, cada vez mais cotado no Corinthians, e o argentino Fabian Bustos em ascensão no Santos. 

FAZ SETE ANOS QUE OS ARQUIRRIVAIS do futebol paulista se enfrentaram pela única vez nas oitavas de final da Copa do Brasil, em 2015, quando o Santos eliminou o Corinthians. O Santos tenta ir mais longe no segundo torneio mais importante de clubes do país, de vez que só ganhou a Copa do Brasil em 2010. O Corinthians foi campeão em 1995, 2002 e 2009. Marcelo de Lima Henrique, da Federação Cearense, apita.

FORTALEZA e CEARÁ fazem o clássico na Arena Castelão, na noite de hoje (22), com arbitragem de Wagner Magalhães, da Federação do Rio. Duas vezes semifinalista, o Ceará foi vice-campeão da Copa do Brasil de 1994. A melhor campanha do Fortaleza foi em 2021, semifinalista.

BAHIA e ATHLETICO PARANAENSE se enfrentarão na noite de hoje (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O técnico paulista Guto Ferreira não poderá contar com alguns jogadores que tem escalado no Campeonato Brasileiro por terem jogado por outras equipes na Copa do Brasil. O gaúcho Luiz Felipe Scolari tenta completar o 10º jogo sem derrota no comando do Athletico, campeão em 2019; vice em 2013 e 2021.

Foto: O Tempo