NO VESTIÁRIO ALEGRE DO FLAMENGO, logo depois da terceira conquista da Libertadores, eis que o vice-presidente Marcos Braz, no pique da euforia, ergueu os braços e lançou o desafio: “Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar”. Ao repetir, o zagueiro David Luiz levou as mãos à cabeça e disse: “Calma, calma”.

O FLAMENGO PODE FAZER A FINAL de 2023 do Mundial de clubes com o Real Madrid, ainda sem local e datas definidos. A sede está sendo disputada por três gigantes, deixando a Fifa sob fogo cruzado: Estados Unidos, China e Emirados Árabes, que pretendem um megaevento, após o Catar ganhar a sede da Copa.

A COPA DE 2022, pela primeira vez fora do período do meio do ano, é justamente o entrave do Mundial de clubes, que a Fifa projetava para a primeira quinzena de fevereiro. Neste final de outubro, não há previsão de quando será, até pelo calendário das decisões das Copas e Supercopas em países da Europa.

MAS A REAL FEDERAÇÃO ESPANHOLA já antecipou que remanejará datas e facilitará tudo para que o Real Madrid participe do Mundial de clubes de 2023. E não deixa de ter dois motivos muito fortes: além de 14 vezes campeão europeu, o Real Madrid é também o recordista dos Mundiais com sete títulos.

DEPOIS DE 1960 e 1998, o Real Madrid ganhou mais cinco mundiais de clubes nos anos 2000, tornando-se o primeiro e único com três consecutivos, em 2016-17-18. Em 2023 já estão garantidos Wydad, do Marrocos, campeão africano; Seattle, dos Estados Unidos, campeão da Concacaf, e Auckland, campeão da Oceania.

BOM LEMBRAR: o último brasileiro a ganhar o Mundial de clubes foi o Corinthians, campeão em 2012, com o técnico Tite, ao vencer o Chelsea por 1 x 0, gol de Paolo Guerrero. O Grêmio perdeu a final de 2017; o Flamengo perdeu a decisão de 2019 com o Liverpool, e o Palmeiras perdeu a de 2021.

O FLAMENGO disputará antes do Mundial de clubes a decisão da Recopa Sul-Americana com o Del Valle, do Equador, campeão da Copa Sul-Americana (2 x 0 no São Paulo). Campeão da Libertadores, o Flamengo tem direito ao 2º jogo no Maracanã, dia 15 de fevereiro. O 1º jogo, dia 8, será em Quito, capital do Equador.

Foto: Reprodução