O FLAMENGO DOMINOU AMPLAMENTE O CORINTHIANS, mas só conseguiu vencer nos acréscimos, com um dos trunfos que o técnico Renato tirou da manga da camisa, no intervalo, para decidir o jogo da noite de ontem (17), no Maracanã. Bruno Henrique usou bem a cabeça, aos 48 minutos, para completar o cruzamento, sob medida, de Rodinei, o primeiro a sair da cartola do treinador, após uma caneta aplicada com inteligência e habilidade no lateral Gabriel. 

FEELING, que em inglês significa percepção, intuição, pressentimento, foi o que o técnico do Flamengo teve, ao voltar para o segundo tempo com Bruno Henrique, da linha de frente do pelotão de choque, além de dar mais ritmo a Filipe Luis e a poupar David Luiz, tudo dentro do planejamento para a decisão do dia 27. O bom observador vê com clareza, que Renato está sabendo dosar a força do grupo, na reta final do Brasileiro e da Libertadores.

AOS 15 MINUTOS, Renato colocou Michael, e oito minutos depois, Rodinei, aumentando a criatividade e a velocidade pelos lados do campo. Como de costume, a torcida se contagiou, e então não faltava mais nenhum ingrediente. Aperta daqui, aperta dali, Cássio evitou o quanto pôde, porém o Flamengo tarda, mas não falha. A explosão dos quase 50 mil torcedores foi no tempo extra dos 48 minutos. A chama está acesa e o título em aberto. O Atlético que se cuide.

FOI UM ATÉ BREVE ANIMADOR. O Flamengo se muda amanhã (19) para Porto Alegre, joga sábado (20) com o Internacional, terça (23) com o Grêmio, e faz o voo de hora e meia a Montevidéu. O plus do sábado 27 é o palco histórico da final, em que um time brasileiro será campeão, 91 anos depois, no mesmo cenário em que a seleção celeste olímpica do Uruguai ganhou na tarde do domingo, 7 de julho de 1930, a primeira Copa do Mundo. 

NÚMEROS DA ESCRITA – Nos últimos nove jogos com o Corinthians, o Flamengo venceu oito, e um empate. Foi em 26/9/18, dirigido por Jair Ventura, que o Corinthians ganhou a última do Flamengo, treinado por Maurício Barbieri, na semifinal da Copa do Brasil, e perdeu a decisão para o Cruzeiro. A vitória da noite de ontem (17) foi a 12ª do Flamengo em casa, 3ª por 1 x 0 e 8ª sem sofrer gol. O visitante Corinthians sofreu a 5ª derrota sem fazer gol, 4ª por 1 x 0.

SEIS EM 15 DIAS – Bom lembrar e registrar: o Flamengo completou o sexto jogo em 15 dias, um em casa outro fora. Entre 2 e 17 de novembro, 4 vitórias, 10 gols a favor, 0 contra, 2 x 0 no Atlético Goianiense, 3 x 0 no Bahia, 4 x 0 no São Paulo, 1 x 0 no Corinthians. Com certeza, estão fazendo a diferença o 2 x 2 com o Athletico Paranaense, principalmente depois da vantagem de 2 x 0, e o outro 2 x 2, com a lanterna, que conseguiu empatar no sopro final do apito.

Foto: Flamengo / Facebook