O FLUMINENSE CHEGOU AO OITAVO JOGO SEM GOL, quarto como mandante, e mereceu as vaias, durante e após o 0 x 0 da tarde de ontem (9) com o Atlético Goianiense, no Maracanã. Foi o segundo jogo com a volta da torcida, que já havia se decepcionado na derrota por 2 x 0 para o Fortaleza. O nono lugar, que dá direito à vaga na Sul-Americana, a Série B da Libertadores, está de bom tamanho para uma equipe limitada, que não inspira confiança alguma. 

2 GOLS SÓ EM 1 JOGO – Nos 12 jogos em casa, o Fluminense só conseguiu fazer dois gols na vitória (2 x 1) sobre o Bragantino. As outras foram por 1 x 0, no Cuiabá, Santos e Bahia, e os empates, em 1 x 1, com Corinthians, Juventude e Atlético Mineiro, e o outro 0 x 0 com o Ceará, e conseguiu perder (1 x 0) para o Grêmio. De todos, o pior resultado como mandante foi a goleada (4 x 1) que sofreu para o Athletico Paranaense, em Volta Redonda.

11 JOGOS, 3 VITÓRIAS – Nos 11 jogos como visitante, o Fluminense só venceu três: 2 x 1 no Sport e na Chapecoense e 1 x 0 no Fla-Flu, na Arena Corinthians. Além do 0 x 0 com o São Paulo, no jogo de abertura, mais três sem fazer gol, perdendo por 1 x 0 para Atlético Goianiense, Palmeiras e América Mineiro. 2 x 2 com Bragantino e Cuiabá, 1 x 1 com o Fortaleza, e a derrota (4 x 2) para o Internacional. Sem surpresa, saldo negativo de 2 gols (24 a 26).

PREVISÃO RUIM – A tendência é que hoje (10) o Internacional, com 33, favorito no jogo em casa com a lanterna Chapecoense, ultrapasse o Fluminense (33) em pontos, em vitórias (9 a 8) e no saldo de gols. Amanhã (11), no último jogo da rodada, o Fluminense pode ser alcançado em pontos (33) pelo Cuiabá, que receberá o São Paulo na Arena Pantanal. No sobe e desce constante, a previsão é de que o Fluminense continue descendo mais do que subindo.

O QUE FALTA – Os dois próximos jogos do Fluminense serão como visitante, quarta (13), com o Corinthians, e domingo (17), com o Athletico Paranaense, e o último de outubro, com o Santos. O Fluminense terá mais dois jogos em outubro no Maracanã, dia 23 com o Flamengo e dia 31 com o Ceará. Em novembro, quatro jogos como mandante, com Sport, Palmeiras, América Mineiro e Internacional, e três como visitante, com Grêmio, Juventude e Atlético Mineiro.

OS DOIS ÚLTIMOS serão em dezembro, com o Bahia, em Salvador, e com a Chapecoense, no Maracanã. Considerando-se perdido o ano de 2021, que será concluído sem título, seria bom um planejamento mais ambicioso para 2022. Se de todo não for possível, com certeza continuará sendo muito difícil entender por que o Fluminense mantém F.C., se tanto quanto seu estádio, de muito boas lembranças, há tempos não passa de uma simples peça decorativa.

Foto: Fluminense F.C. | Foto: André Durão