Escolha uma Página

NÃO HÁ IMAGEM, mas a foto que o repórter-fotográfico Marcelo Santos conseguiu, é a do momento exato em que Pelé cabeceia para marcar seu gol mais bonito. Foi o 1º dos 4 x 0 no Juventus, no domingo, 2 de agosto de 1959, no estádio da Rua Javari, em São Paulo. o Rei deu lençol em quatro marcadores e no goleiro Mão de Onça, que ficou caído, só olhando.

PELÉ NÃO FEZ POR MENOS: encobriu quatro marcadores e o goleiro Mão de Onça, que saiu em desespero, e marcou de cabeça. Pela primeira vez, ele comemorou com o soco no ar, outra de suas marcas registradas. Tempos depois o Juventus o convidou e o Rei voltou à Rua Javari para a inauguração do busto.

PELÉ GOSTAVA DE LEMBRAR que jogou com Jair Rosa Pinto, 20 anos mais velho. Aos 38 anos, o meia foi três vezes campeão paulista, com 116 gols em 176 jogos, e o ataque Dorval, Jair, Coutinho, Pelé e Pepe marcou 143 gols no campeonato de 58, e aumentou o recorde para 151 gols em 1959. 

O TIME DO SANTOS nos 4 x 0 no Juventus, com três gols do Rei e um gol de Dorval: Manga, Ramiro e Pavão; Formiga, Zito e Mourão; Dorval, Jair, Coutinho, Pelé e Pepe. Bom lembrar: em 1958, Pelé marcou 58 gols, recorde histórico do Campeonato Paulista. Até 2022, que está terminando, nenhum outro se aproximou.

Foto: Goal / Ilustração Marco Sousa