Mesmo perdendo o primeiro jogo em Porto Alegre, o Grêmio vai adotar na noite de hoje (27), em São Paulo, a frase muito usada pelos gaúchos, que confiam no objetivo até o fim:”Não tá morto quem peleia”, que significa no bom gauchês, “Nem tudo está perdido”O Grêmio leva a decisão aos pênaltis, se devolver o 1 x 0 ao Palmeiras, ou se classifica direto para as semifinais, se vencer por 2 x 1 ou 3 x 2.

OS DOIS MAIORES – A primeira vaga brasileira para as semifinais da Libertadores 2019 será decidida pelos brasileiros que lideram o histórico de vitórias no maior torneio de clubes da América do Sul: o Grêmio com 100 e o Palmeiras com 98. O Palmeiras é também o time brasileiro que marcou mais gols na Libertadores: 329. O Grêmio é o terceiro com 293

58 ANOS DE DISPUTA – O jogo da noite desta última terça (27) de agosto, no Estádio Municipal do Pacaembu, na região central da capital paulista, será o décimo segundo de decisão direta, o chamado mata-mata, entre Palmeiras e Grêmio. Tudo começou em 1961, na Taça Brasil, que virou Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e Libertadores. No retrospecto de 95 jogos, 41 vitórias do Palmeiras, 19 do Grêmio e 35 empates.

20 ANOS DEPOIS – Campeão pela única vez em 1999, o Palmeiras – vice em 1961, 1968 e 2000 – está tentando o segundo título da Libertadores. Luiz Felipe Scolari, hoje aos 70 anos, era também o técnico do time há 20 anos. Bom dizer: Scolari é o segundo brasileiro com mais jogos na Libertadores (73) e o recordista de vitórias (43).

FEITO DE RENATO – Na história dos campeões como jogador e técnico – Zagallo e Beckenbauer, os primeiros em Copas do Mundo -, Renato Gaúcho aparece como ponta campeão da Libertadores de 1983 e técnico campeão da Libertadores de 2017. Se vencer hoje (24), Renato empatará em vitórias (37) com Muricy Ramalho, técnico brasileiro recordista de jogos (79) na Libertadores. Renato é o quinto técnico brasileiro em jogos: 57.

PALMEIRAS 100% – O Palmeiras também se apoia no excelente retrospecto de 2019 em seus jogos no estádio do Pacaembu: 8 jogos, 8 vitórias. O meia Gustavo Scarpa, autor do belíssimo gol de fora da área, no ângulo, no 1 x 0 da semana passada, na Arena Grêmio, é um dos trunfos do time.

FLAMENGO OU INTER – Palmeiras, que joga com a vantagem do empate, e Grêmio vão decidir a vaga das semifinais com Internacional ou  Flamengo, que pode perder por um gol, amanhã (28), na Arena Beira Rio, após ganhar (2 x 0) no Maracanã. O Palmeiras está nas quartas de final pela oitava vez; o Grêmio, pela décima primeira. Com certeza, Nestor Pitana, árbitro argentino da final da Copa do Mundo 2018, apitará mais um grande jogo.

Foto: TV UOL