LÍDER COM 62 PONTOS, O BOTAFOGO AINDA NÃO PODERÁ COMEMORAR, se vencer nesta quinta ( 11 ) a Ponte Preta, em Campinas, mesmo abrindo quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Coritiba, com 61, que perdeu para o Goiás por 2 x 1, na noite de ontem ( 10 ). Mas poderá soltar o grito de campeão, na próxima 2ª ( 15 ), ganhando do Operário, se o Coritiba não vencer domingo (14 ), em seu estádio Couto Pereira, o lanterna e já rebaixado Brasil de Pelotas. 

A TENDÊNCIA É QUE O BOTAFOGO comemore a merecida volta à Série A, sua posição de honra, no lugar certo, o estádio Nilton Santos, um dos nomes consagrados da sua história – bicampeão, titular em todos os jogos das Copas de 58 e 62, e melhor lateral do mundo em todos os tempos -, na rodada final, dia 21, com o Guarani. A expectativa dos torcedores botafoguenses é intensa, tanto que 13 mil ingressos já foram vendidos para o jogo de 2ª ( 15 ) com o Operário.

MESMO RECONHECENDO a força da Ponte Preta em seu estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, o Botafogo ganhou ainda mais motivação como visitante, com a goleada no Vasco por 4 x 0, em São Januário. A Ponte Preta conseguiu sua melhor sequência – 2 empates, 2 vitórias -, mas o ataque mais positivo (51) e a defesa menos vazada (28) dão ao Botafogo a segurança para mais uma grande exibição na noite de hoje ( 11 ).

O BOTAFOGO NÃO CONTA com o zagueiro argentino Joel Carli, suspenso, mas pode ter a volta do meia Barreto, que cumpriu suspensão, embora o técnico Enderson Moreira, que completa 23 jogos, possa manter Pedro Castro, que fez uma de suas melhores apresentações no 4 x 0 no Vasco. A equipe terá Diego Loureiro, Daniel Borges, Gilvan, Kanu e Carlinhos; Oyama, Pedro Castro (Barreto) e Marco Antonio; Warley, Rafael Navarro e Diego Gonçalves.

AS NOVIDADES ENTRE AS OPÇÕES para o transcurso do jogo são o zagueiro Lucas Mezenga, de 20 anos, que não era relacionado há cinco rodadas, e o meia Felipe Ferreira, de 27 anos, emprestado pela Ferroviária, de Araraquara, que não entrava na lista há oito rodadas. Ponte Preta x Botafogo, antecipado para as 19 horas, em virtude de Brasil x Colômbia, às 21h30min, será apitado por Antonio Dib Souza, de 39 anos, da Federação Piauiense. 

NÃO SÓ A ÚLTIMA VAGA PARA A SÉRIE A EM 2022 está indefinida, faltando três rodadas, mas também a disputa para escapar do rebaixamento ganhou contornos especiais com o 3 x 0 do Vitória sobre o Vasco. Brusque e Londrina, com 38 pontos, e Vitória, com 37, ainda podem se livrar. Na parte de cima, Avaí, 3º com 58, e Goiás, 4º com 58, têm no encalço o CRB, 5º com 57; o Guarani, 6º com 57, e o CSA, 7º com 55 pontos. 

Foto: Sportbuzz