Escolha uma Página

A HISTÓRIA DE FLAMENGO x PALMEIRAS é rica em emoções, desde o distante último domingo (29) de março de 1929, quando se enfrentaram pela primeira vez, em amistoso no estádio da Rua Coronel Nogueira Padilha, em Sorocaba, a 110 km da capital paulista. O Flamengo venceu por 1 x 0, gol do ponta Moderato.

DESDE ENTÃO, Palmeiras e Flamengo completarão neste sábado (28), em Brasília, o 125º jogo, com o retrospecto de 47 vitórias do Palmeiras, 42 do Flamengo e 35 empates, números que refletem bem o equilíbrio técnico. Não à toa, Flamengo e Palmeiras estão no topo do futebol, não só brasileiro, mas da América do Sul.

FOI COM O FLAMENGO que o Palmeiras disputou o último jogo como Palestra Itália (2 x 2), 4ª feira, 25 de março de 1942, pelo Quiniela de Ouro, torneio que teve também a participação do Corinthians (campeão), São Paulo e Fluminense. Todos os jogos no estádio municipal do Pacaembu, com média de 25 mil torcedores. 

DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL – 1/9/39 a 2/9/45 -, como o Brasil entrou em guerra com o Eixo, composto por Alemanha, Japão e Itália, o presidente Getulio Dornelles Vargas ordenou que clubes, colégios e todas as demais entidades, que fizessem referência aos três países, teriam obrigatoriamente que mudar de nome.

FOI ENTÃO NA 2ª FEIRA, 14 de setembro de 1942, exatos três anos depois que nasci, que o Palestra Itália FC passou a ser Sociedade Esportiva Palmeiras. A pedido dos conselheiros italianos, o P de Palestra foi mantido. O nome Palmeiras foi escolhido, devido às muitas palmeiras na sede do clube, e porque o Palestra se relacionava bem com a Associação Atlética das Palmeiras, fundada em 1902 e extinta em 1929.

PALMEIRAS E FLAMENGO iniciaram as finais decisivas em 1942, quando o Palmeiras foi campeão da Taça dos Campeões do Rio-São Paulo, com 3 x 0 no Flamengo. Em 1999, o Flamengo ganhou a Copa Mercosul, vencendo o Palmeiras por 4 x 3 no Maracanã e empatando o segundo jogo em 3 x 3, no estádio Palestra Itália.

AS DECISÕES MAIS RECENTES foram as de 2021. O Flamengo venceu o Palmeiras por 6 x 5 nos pênaltis, depois de 2 x 2 nos 90 minutos, na Supercopa do Brasil, em Brasilia, e o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 x 1, na prorrogação da Libertadores, no estádio Centenário, em Montevidéu.

O PALMEIRAS TORNOU-SE O ÚNICO a ganhar a Libertadores duas vezes no mesmo ano (2021): em 30 de janeiro, com 1 x 0 no Santos, no Maracanã, na final adiada de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, e em 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, com 2 x 1 no Flamengo, na prorrogação.

Fotos: Trivela, Correio Braziliense e Flamengo