DO GRUPO SELETO de árbitros da Liga Inglesa e escalado sempre nos jogos mais importantes da Premier League, Michael Oliver, de 37 anos, apitará amanhã (9) Brasil x Croácia, primeiro jogo entre sul-americano e europeu da Copa do Mundo de 2022, tendo como assistentes os também ingleses Stuart Burt e Gary Beswick.

MICHAEL OLIVER recebeu a insígnia da Fifa em 2012 e o primeiro jogo internacional que apitou foi a decisão do Mundial sub-17 de 2015, Nigéria 2 x 0 Mali, em 8 de novembro, no estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile. Em 2018, Michael Oliver foi promovido ao grupo de árbitros de elite da União Europeia de Futebol.

ÁRBITRO MAIS JOVEM a apitar no mítico estádio de Wembley, aos 25 anos e 182 dias, Michael Oliver dirigiu o jogo de volta da Liga dos Campeões Real Madrid 3 x 1 Juventus. Depois de marcar pênalti, que Cristiano Ronaldo converteu no 3º gol e levou o time às semifinais, expulsou Gianluigi Buffon, ao ser ofendido pelo goleiro. 

O ÁRBITRO de Brasil x Croácia, amanhã (9), no Estádio Cidade da Educação, no Catar, segue a orientação do italiano Pierluigi Collina, presidente da comissão de arbitragem da Fifa, de aplicar sempre a lei da vantagem para dar dinâmica ao jogo. Oliver defende o fair play e não aceita falta dura intencional.

EM DOIS JOGOS da fase de grupos da Copa de 2022, Michael Oliver aplicou dois amarelos em costa-riquenhos, no jogo com o Japão, e quatro amarelos em sauditas e três em mexicanos. Ele comentou que sempre foi bem tratado nos jogos do Liverpool pelo goleiro Alisson: “É educado e de fino trato” – ressaltou.

O VAR DE IMPEDIMENTO de Brasil x Croácia será monitorado pela estadunidense Kathryn Nesbitt, de 34 anos, professora de química da Universidade de Rochester, cidade do estado de Nova York, e pesquisadora de substâncias químicas do cérebro da Universidade de São Petersburgo, no estado da Flórida. 

A FIFA ESTÁ BUSCANDO o máximo de detalhamento na arbitragem. O holandês Pol van Boekel, árbitro de 47 anos, desde 2008 na Fifa, será o árbitro de video de Brasil x Croácia. O assistente será o italiano Massimiliano Irrati, de 43 anos, o que mais atuou na Copa de 2018, em 14 jogos, incluídos os de abertura Rússia x Arábia Saudita e final França x Croácia.

ESPANHOL EM HOLANDA x ARGENTINA

O SEGUNDO JOGO de amanhã (9), Holanda x Argentina, no estádio Lusail, será apitado por Antonio Miguel Mateu Lahoz, de 45 anos, melhor árbitro da Real Federação Espanhola de Futebol, com a insígnia da Fifa desde janeiro de 2011, quando também dirigiu o primeiro jogo internacional sub-21 Itália 3 x 1 Inglaterra. 

MATEU LAHOZ foi um dos árbitros dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e apitou o jogo de abertura Brasil 0 x 0 África do Sul, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Do Comitê de Arbitragem de Valencia, Lahoz é escalado nos jogos mais importantes de La Liga, como é tratado o Campeonato Espanhol, especialmente no superclássico Real Madrid x Barcelona.

BOM DIZER: cada árbitro e assistente vai receber 40 mil dólares pela participação na Copa do Mundo de 2022. É o prêmio mais elevado pago pela Fifa na história das Copas e se estende aos árbitros e assistentes de video. 

foto: Divulgação / Folha