As três temporadas de contrato com Jorge Jesus e os seis integrantes de sua comissão técnica, representarão investimento recorde de 25 milhões de euros, o equivalente a R$155 milhões, no câmbio atual, da história de 116 anos do Benfica, fundado em 28 de fevereiro de 1904, e que conta hoje com 235 mil sócios, 48,4% moradores da capital Lisboa. Os valores superam as compras do volante alemão Julian Weigl, do atacante espanhol Raul de Tomás, do atacante mexicano Raul Jimenez e do meia alagoano Pedrinho, ex-Corinthians.
MAIS 25 MILHÕES – Além do investimento de 82 milhões de euros nos quatro jogadores, o Benfica vai pagar ao Flamengo 2 milhões de euros pela rescisão do contrato do técnico Jorge Jesus, que receberá 18 milhões de euros pelos três anos de contato, e os 5 milhões de euros que serão divididos entre os seis assistentes da comissão técnica, a mais cara da história do futebol do clube, como já havia sido para o Flamengo durante os últimos 13 meses.
OS VALORES destinados ao técnico foram resolvidos sem tanto problema e até com rapidez, devido ao acentuado interesse de Jorge Jesus de estar novamente com a família e de ficar com mais exposição no cenário europeu para uma futura troca de clube. Mas os custos contratuais dos demais integrantes da comissão técnica tiveram que ser equacionados e contaram com a transigência do treinador, que abriu mão de boa parte do que ganharia mais, algo em torno de 1 milhão de reais.
A COMISSÃO – Os seis integrantes da comissão técnica de Jorge Jesus são João de Deus, seu principal assistente, uma espécie de supervisor que olha em todas as direções para saber se está tudo funcionando bem. Quando o técnico foi suspenso, coube a ele ficar na área técnica do Maracanã. Tiago Oliveira é assistente específico na parte da atuação defensiva do time. Mario Monteiro é o principal preparador físico. Gil Henriques e Rodrigo Araújo, analistas nos jogos dos adversários.
TREINADOR de goleiros, Vagner Miranda continuará no Flamengo, e Evandro Mota, especialista em motivação de grupo, que fazia parte da comissão quando Jorge Jesus dirigiu o Benfica em 2009-2015, também não o acompanhará na volta a Portugal. O técnico negou qualquer interesse em pedir a contratação de jogadores do Flamengo, mesmo admitindo que só teria a ganhar se o Benfica pudesse levar dois ou três.
VOO ESPECIAL – Em campanha por um novo mandato, que seria o sexto, o presidente Luis Filipe Vieira, de 71 anos, chega ao Rio neste domingo (19), em avião particular. A viagem de volta a Lisboa, com Jorge Jesus e os demais integrantes da nova comissão técnica, será no máximo terça (21), desde que não consigam resolver amanhã (20) os problemas para a mudança definitiva. Todos terão que fazer o encerramento das contas bancárias, admitindo que essa solução não demore.
Fotos: A Bola, Mais Futebol IOL.