COM A MAIOR GOLEADA da 5ª rodada, o Boavista, com dois meses de salários atrasados, assumiu a liderança do Campeonato Português, com os 4 x 1 da noite desta 2ª feira (18) sobre o lanterna Desportivo Chaves, que perdeu todos os jogos, no Estádio do Bessa Século, distrito do Porto. O goleiro Hugo Souza, emprestado pelo Flamengo, falhou logo no primeiro minuto, ao repor mal a bola, dando chance ao atacante português Tiago Morais de abrir o placar.

O DESTAQUE DA GOLEADA foi o atacante eslovaco Robert Bozenik, de 23 anos, que marcou o 3º e o 4º, assumiu a artilharia com cinco gols, e deu assistência para o português Salvador Agra fazer o 2º gol, todos no 1º tempo. O gol do Chaves foi do atacante capixaba Paulo Vitor, aos 26 do 2º tempo. Com os 4 x 1, a 5ª rodada foi concluída com 148 gols em 45 jogos, média de 3.28 gols por jogo, a mais elevada do início dos últimos campeonatos portugueses.

O BOAVISTA, do técnico Petit, ex-meia de 46 anos, nascido na França, naturalizado português, está igual em pontos (13), vitórias (4) e empate (1) ao Sporting e ao Porto, todos invictos, mas lidera pelo saldo de gols, com oito. O saldo do Sporting, vice-líder, é de seis, e o do Porto, 3º colocado, de quatro. O Benfica, campeão de 2022-2023, é o 4º colocado com 12 pontos.

NOVA SENSAÇÃO DO CAMPEONATO ESPANHOL

O GIRONA FC é a nova sensação do Campeonato Espanhol, ao encerrar a 5ª rodada com vitória sobre o Granada por 4 x 2, na noite desta 2ª feira (18), no Estádio Nuevo Los Cármenes, em Granada, que o deixou em 3º, empatado em pontos (13) com o vice-líder Barcelona, e a dois pontos do líder Real Madrid (15), único com 100% de aproveitamento. Barcelona e Girona, invictos, se igualam em pontos, mas o Barcelona é vice-líder por ter mais saldo de gols (9 a 7).

O ATACANTE Sávio Oliveira, de 19 anos, capixaba de São Mateus, emprestado pelo francês Troyes, que pertence ao Grupo City, marcou o 2º gol do Girona. O Granada ensaiou a reação, com o 2º gol do argentino Lucas Boyé, mas outro brasileiro marcou o 4º gol do Girona, o lateral-direito paranaense Yan Couto, curitibano de 21 anos, também emprestado pelo Grupo City, que já tem 10 equipes em cinco continentes. Girona, cidade medieval, fica a 104 km de Barcelona.

O TÉCNICO DO GIRONA é o ex-meia Michel Muñoz, madrilenho de 47 anos, que apesar de só ter jogado em equipes de pequeno porte, tipo Rayo Vallecano e Huesca, da 2º divisão, chegou à seleção principal da Espanha. O ponta-esquerda Viktor Tsygankov, ucraniano de 25 anos, autor do primeiro gol desta noite, foi uma das boas contratações que o técnico Michel indicou. O inglês Jude Bellingham, do Real Madrid, é o artilheiro com cinco gols em cinco rodadas.

VITÓRIA DO ÚNICO VISITANTE NA ITÁLIA

COM 3 x 0 NA SALERNITANA, no estádio Arechi, em Salerno, o Torino foi o único visitante a vencer na 4ª rodada, a que mais gols registrou (37), concluída na noite desta 2ª feira (18). O zagueiro Alessandro Buongiorno, de 24 anos, fez o 1º gol, e o meia sérvio Nemanja Radonjic, de 27 anos, emprestado pelo Olympique Marselha, marcou o 2º e o 3º da equipe do técnico croata Ivan Juric, ex-meia de 48 anos. O Torino é 7º e a Salernitana, sem vitória, 19º.

LIDERADO PELA INTER com 12 pontos, o Campeonato Italiano tem boa média de gols (2.85 por jogo) nas quatro primeiras rodadas, com 114 gols em 50 jogos. O argentino Lautaro Martinez, da Inter, é o artilheiro com 5 gols, mesmo sem marcar na goleada de sábado (16) sobre o Milan por 5 x 1, no estádio Giuseppe Meazza.

Foto: Notícias ao Minuto, EFE/David Borrat.