País de Gales e Dinamarca, países com menos habitantes dos dezesseis das oitavas de final, iniciam neste último sábado (26) de junho, na Arena Cruyff, em Amsterdam, capital da Holanda, o mata-mata da Eurocopa 2020, adiada para 2021, em virtude do coronavírus. O País de Gales tem 3.100 mil habitantes; a Dinamarca, 5.800 mil, e entre eles, a Croácia, que joga segunda (28) com a Espanha, é o terceiro com 4 milhões de habitantes.

SEM EMPATE – Será o décimo primeiro confronto, sem nenhum empate nos dez, com seis vitórias e doze gols da Dinamarca e quatro vitórias e nove gols do País de Gales, eliminado em sua única Copa do Mundo pelo Brasil, em 19 de junho de 1958, nas quartas de final, no estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, segunda maior cidade da Suécia. Bom lembrar: 1 x 0, primeiro gol de Pelé, em seu segundo jogo em Copa do Mundo, aos 21 minutos do segundo tempo.

DINAMARCA – Suas melhores participações na Eurocopa foram em 64 – quarto lugar -, em 84 – terceiro lugar – e em 92, campeões pela única vez, vencendo (2 x 0) a Alemanha na final. Em Copas do Mundo, em 86, quando ganhou o apelido de Dinamáquina, após três vitórias consecutivas, com os irmãos Brian e Michel Laudrup em destaque. Em 98, perdeu para o Brasil (3 x 2) nas quartas de final. Não chegava à fase final, da Euro ou da Copa do Mundo, desde 2004.

OS TÉCNICOS – A Dinamarca é treinada por Kasper Hjulmand, de 49 anos, ex-meia modesto de equipes sem expressãoem seu país. Ele considera que o caso médico do meia Christian Eriksen, que desmaiou no jogo com a Finlândia, abalou o emocional da equipe. O País de Gales é treinado pelo ex-zagueiro Robert Page, de 46 anos, que defendeu a seleção em 41 jogos. O canhoto Gareth Bale, ponta de 31 anos, é a referência da equipe e hoje (26) completa 92 jogos com 31 gols.

PAÍS DE GALES, Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte compõem o Reino Unido da Grã-Bretanha. O símbolo do País de Gales é o dragão vermelho, que faz parte da bandeira nacional, e o lema do país é, em galês, Cymru am Byth (Gales para Sempre). O rugby é o esporte mais popular de Gales, visto por seus milhares de aficionados como símbolo da identidade galesa. São David é o santo padroeiro do País de Gales, fundado em 1056. Um dos raros países sem feriado.

DINAMARCA, com 443 ilhas, embora só 78 habitadas, é o mais meridional dos países nórdicos, ao Sudoeste da Suécia, e ao Sul da Noruega, com os quais compartilha fortes laços históricos e culturais. Seu lema é A ajuda de Deus, o amor do povo, a força da Dinamarca. Possui o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo; o menor índice de desigualdade social do mundo; é um dos dois mais pacíficos do mundo, junto com a Nova Zelândia, e é o país menos corrupto do mundo, o que poderia servir como exemplo para um certo país sul-americano que conhecemos bem.

CIENTISTA NO APITO – Dinamarca x País de Gales, na Arena Cruyff, em Amsterdam, primeiro jogo das oitavas de final da Eurocopa 2020, neste sábado (26), será apitado por Daniel Siebert, alemão de 37 anos, cientista formado na Universidade de Berlim, capital do país, onde nasceu em 4 de maio de 1984. Árbitro do Campeonato Alemão desde 2012, é da FIFA desde 2015, cotado para a Copa do Mundo de 2022. É também professor de Ciências.

Foto: Olha Digital