Escolha uma Página

O TÉCNICO ITALIANO Vicenzo Montella ganhou dos jogadores da Turquia o melhor presente do aniversário de 50 anos, que completa hoje (18): a vitória sobre a Geórgia por 3 x 1, na estreia da Eurocopa, nesta 3ª feira, no Signal Iduna Park, em Dortmund.

RECORDISTA DE GOLS no clássico romano, ao marcar 4, do 5 x 1 da Roma na Lazio, no campeonato de 2002, Montella é o quinto maior artilheiro do clube, que defendeu 10 anos, com 118 gols em 267 jogos, e onde iniciou a carreira bem-sucedida de técnico.

O DESTAQUE da vitória turca foi o meia Arda Guler, de 19 anos, comprado do Fenerbahçe pelo Real Madrid por 20 milhões de euros (R$104 milhões), em julho de 2023. Ele marcou o gol mais bonito da Euro 2024, de canhota, de fora da área, no ângulo.

A TURQUIA tem outros dois valores que brilharam na temporada 2023-2024 da Itália, o meia Hakan Çalhanoglu, de 30 anos, campeão na Inter de Milão, e o atacante Kenan Yildiz, de 19 anos, que teve atuações destacadas na Juventus de Turim.

NA ESTREANTE seleção da antiga república soviética da Geórgia, país na interseção da Europa com a Ásia, se sobressai o goleiro Mamardashvili, de 23 anos, do Valencia, entre os melhores de La Liga. O técnico é o francês William Sagnal, ex-lateral de 47 anos.

O ARGENTINO Facundo Tello, de 42 anos, foi o primeiro árbitro sul-americano na Eurocopa, de acordo com o intercâmbio da Conmebol com a Uefa, que terá na Copa América o árbitro espanhol Jesus Gil Manzano. Tello apitou Turquia 3 x 1 Geórgia.

Fotos: Ina Fassebender / AFP, Divulgação e Andreea Alexandru/AP